quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

NOTÍCIAS: Justiça retira Ednaldo Rodrigues do cargo de presidência da CBF e nomeia presidente do STJD como interino

Ednaldo Rodrigues foi deposto do cargo de presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A decisão foi tomada nesta quinta-feira (07) pelos desembargadores da 21° Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

Os magistrados determinaram ainda que José Perdiz, presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), assuma a CBF pelo prazo de 30 dias para que conduza uma nova eleição presidencial.

Os vice-presidentes da entidade também foram afastados. A decisão passa a valer assim que ela for publicada, o que deve acontecer na segunda-feira (11). Sexta-feira (08) é feriado na Justiça. E hoje a CBF já não tem funcionários, pois deu férias gerais.

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) informou que o presidente José Perdiz estava em sessão quando a decisão do Tribunal de Justiça foi tomada. O tribunal afirmou que ele não foi comunicado oficialmente e que não se pronunciará sobre o caso por enquanto.

Segundo o entendimento dos desembargadores, o Termo de Acordo de Conduta (TAC), assinado entre o Ministério Público e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), é ilegal, pelo fato de o órgão não ter legitimidade para interferir nos assuntos internos da Confederação e por se tratar de uma entidade privada. A decisão foi unânime e a CBF irá recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Cinco anos atrás, em 2018, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) moveu uma ação contra a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por entender que o estatuto da entidade estava em desacordo com a Lei Pelé (n° 9.615, de 24 de março de 1998), que previa peso igualitário entre federações e clubes.

Porém, no meio do caminho, Rogério Caboclo, na época presidente da CBF, foi afastado do cargo por causa de denúncias de assédio sexual.

Ednaldo Rodrigues, que na época era vice-presidente, assumiu interinamente e negociou o TAC com o MPRJ. A eleição de Caboclo foi anulada, outra marcada e o próprio Ednaldo eleito.

O questionamento dos demais vices que faziam parte da administração de Rogério Caboclo é que eles não foram consultados sobre o acordo e que foram prejudicados pelo seu desdobramento, já que também precisaram sair de seus cargos. Além disso, dizem que o juízo de 1º grau não tinha competência para homologar o acordo.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) diz que é vítima de um golpe orquestrado pelos ex-presidentes Marco Polo Del Nero e Ricardo Teixeira.

TELEVISÃO: Após 14 anos, Mylena Ciribelli é demitida da Record

Após 14 anos, a apresentadora apresentadora Mylena Ciribelli foi demitida da Record na quarta-feira (06). A informação foi confirmada pela emissora ao F5.

Segundo o site, o desligamento da jornalista aconteceu após a edição do Fala Brasil, apresentado por Mariana Godoy e Eduardo Ribeiro, programa em que ela comandava um quadro esportivo, o Fala Esporte.

Conforme a publicação, a saída de Mylena já tinha sido definida desde julho devido aos prejuízos financeiros que a Record teve no ano passado. No entanto, na época, a direção desistiu do desligamento da jornalista.

Conforme o site, emissora vai contratar um novo jornalista, com salário menor, para apresentar as transmissões do Campeonato Paulista de 2024.

Mylena Ciribelli iniciou a carreira em 1985 na extinta Rede Manchete (1983-1999). Ela apresentou o programa Som Maior e outros especiais, depois foi transferida para o esporte, editoria em que se destacou.

Em 1991, foi contratada pela Rede Globo. Na emissora, ela atuou no Esporte Espetacular, Globo Esporte do Rio de Janeiro, Placar Eletrônico e blocos esportivos do Fantástico, Jornal Hoje e Bom Dia Brasil.

Em 2009, Mylena foi para Record e ficou à frente do Esporte Fantástico (2009-2020), que era exibido nas manhãs de sábado.

Em março de 2020, por causa da paralisação dos eventos esportivos devido a pandemia Covid-19, o programa foi suspenso da grade de programação e substituído por uma versão estendida do Fala Brasil Edição de Sábado.

Devido à boa audiência do programa jornalístico, o Esporte Fantástico foi extinto.

Com a extinção do programa, Mylena trabalhou em um quadro do Balanço Geral RJ, apresentado por Tino Júnior, comandou o Esporte Record em 2022 e atualmente, estava no Fala Esporte, quadro de esportes no Fala Brasil.

NOTÍCIAS: Veículos são incendiados após a derrota e o rebaixamento do Santos no Campeonato Brasileiro

A violência tomou conta das arquibancadas da Vila Belmiro e das ruas da cidade de Santos, no litoral de São Paulo.

Seis ônibus, seis carros e uma ambulância foram incendiados após o rebaixamento inédito do Santos no Campeonato Brasileiro, na noite de quarta-feira (06). O policiamento foi reforçado na região da Vila Belmiro, onde houve confusão com torcedores.

Pela última rodada do Brasileirão Série A 2023, o Peixe perdeu para o Fortaleza por 2 x 1. Com as vitórias do Vasco e do Bahia, o time acabou ficando em 17° lugar com 43 pontos, sendo rebaixado para a Série B da competição pela primeira vez na história.

Em 2024, o Santos só vai disputar duas competições, o Campeonato Paulista e a Série B do Campeonato Brasileiro.

Antes mesmo do apito final da partida, um grupo de torcedores atirou pedras, coquetéis molotov e outros objetos contra o estádio e policiais que estavam na região.

Os policiais reagiram com bombas de efeito moral e gás de pimenta, na tentativa de conter a situação. Os helicópteros e a cavalaria da Polícia Militar foram acionados para reforçar a segurança.

Durante o confronto, enquanto os torcedores se afastavam, o tumulto continuou nas proximidades do bairro, com veículos sendo incendiados. Lixeiras, placas e até mesmo residências também foram alvos de ataques.

Um dos veículos incendiados é do atacante colombiano Stiven Mendoza, do Santos.

Os jogadores deixaram rapidamente o campo e foram alvos de objetos atirados das arquibancadas do estádio, incluindo cadeiras.

Alguns torcedores que deixavam o local pacificamente também foram afetados, inclusive por causa do uso das bombas de efeito moral e gás de pimenta.

ESPORTE: Brasileirão 2023 - Santos perde para o Fortaleza em plena Vila Belmiro e é rebaixado pela primeira vez na história

O Santos foi derrotado pelo Fortaleza por 2 x 1 em plena Vila Belmiro. Com as vitórias do Vasco e do Bahia, o Peixe foi rebaixado para a Série B pela primeira vez na história.

O Fortaleza saiu na frente aos 39 minutos do primeiro tempo com o meio-campo Marinho. O Santos chegou a empatar a partida aos 13 do segundo tempo com o zagueiro Messias.

Mas nos acréscimos da etapa final, aos 51 minutos, o atacante argentino Lucero viu o goleiro João Paulo totalmente adiantado e deixando o gol livre, recebeu no meio de campo e mandou direto no gol para dar a vitória do Leão do Pici.

O Santos terminou o Brasileirão Série A 2023 em 17° lugar com 43 pontos. O Vasco ficou em 15° com 45 e o Bahia em 16° com 44.

O Peixe não tem mais chances de disputar a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana. Em 2024, o Santos só vai disputar duas competições, o Campeonato Paulista e a Série B do Campeonato Brasileiro.

O Fortaleza terminou em 10° lugar com 54 pontos e já está garantido na fase de grupos da Copa Sul-Americana de 2024.

ESPORTE: Brasileirão 2023 - Corinthians vence o Coritiba no Couto Pereira

No Couto Pereira, o Corinthians derrotou o já rebaixado Coritiba por 2 x 0. O Timão já está garantido na elite do Campeonato Brasileiro e na fase de grupos da Copa Sul-Americana de 2024.

Os dois gols do Corinthians saíram no primeiro tempo. O primeiro foi marcado pelo meia argentino Fausto Vera, aos 11 minutos e o segundo foi marcado pelo paraguaio Ángel Romero, aos 21.

Com o resultado, o Corinthians terminou em 13° lugar com 50 pontos e o Coritiba ficou em 19° lugar com 30 pontos. O Coxa vai disputar a Série B do ano que vem.

ESPORTE: Brasileirão 2023 - Cuiabá vence o Athletico-PR na Arena Pantanal com dois gols de Clayson

Na Arena Pantanal, o Cuiabá venceu o Atlhetico-PR por 3 x 0. O Dourado já está garantido tanto na elite do Campeonato Brasileiro, quanto também na fase de grupos da Copa Sul-Americana de 2024.

Aos 13 minutos do primeiro tempo, o Cuiabá abriu o placar com o meio-campo Clayson, de pênalti. Quatro minutos depois, o atacante Derik Lacerda marcou o segundo para o Dourado.

Nos acréscimos do segundo tempo, Clayson marcou o terceiro gol do Cuiabá, o segundo dele na partida. Por ter usado a máscara do mascote, o meio-campo do Dourado recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.

O Cuiabá terminou o Brasileirão Série A 2023 em 12° lugar com 51 pontos. O Furacão ficou na oitava posição com 56 pontos.

ESPORTE: Brasileirão 2023 - Atlético-MG perde para o Bahia, São Paulo vence o Flamengo no Morumbi e Vasco garante permanência na elite

Atlético-MG e Flamengo foram derrotados e ainda viram o Grêmio ficar com o segundo lugar no Brasileirão Série A 2023.

Na Arena Fonte Nova, o Galo perdeu para o Bahia por 4 x 1 e com 66 pontos, ficou em terceiro lugar.

A derrota do Santos garantiu a permanência do Bahia na elite do Campeonato Brasileiro. O Bahia ficou em 16° lugar com 44 pontos.

Cauly abriu o placar para o Bahia. O Atlético-MG chegou a empatar a partida com o artilheiro Paulinho. Foi o 20° gol do atacante do Galo no Brasileirão Série A 2023.

Mas Luciano Juba colocou o Esquadrão de Aço novamente na frente. O Bahia ainda fez o terceiro com Thaciano e marcou o quarto com Ademir.

No Morumbi, em reedição da final da Copa do Brasil, o São Paulo levou a melhor e derrotou o Flamengo por 1 x 0 com gol do meio-campo Luciano, aos 26 minutos do primeiro tempo.

O Rubro-negro carioca, também com 66 pontos, ficou em quarto lugar pelo saldo de gols. O Tricolor paulista terminou em 11° com 53 pontos.

Apesar das derrotas, os dois times garantiram a vaga na fase de grupos da CONMEBOL Libertadores de 2024. Isso porque o Botafogo foi derrotado pelo Internacional por 3 x 1 no Beira-Rio.

O Red Bull Bragantino ficou em sexto lugar com 62 pontos e disputará a Pré-Libertadores de 2024. No Estádio São Januário, o Massa Bruta foi derrotado pelo Vasco por 2 x 1.

A derrota do Santos garantiu a permanência do Vasco na elite do Campeonato Brasileiro. O cruz-maltino terminou em 15° lugar com 45 pontos.

ESPORTE: Brasileirão 2023 - Grêmio vence o Fluminense de virada com dois gols de Suárez, é vice-campeão brasileiro e garante vaga na fase de grupos da Libertadores

Quem ficou com o segundo lugar no Brasileirão Série A 2023 foi o Grêmio, que venceu o Fluminense de virada por 3 x 2 no Maracanã e ainda viu as derrotas do Atlético-MG e do Flamengo.

O Fluminense chegou a sair na frente aos 34 minutos do primeiro tempo com o meia colombiano Jhon Arias, de pênalti.

Mas nove minutos depois, Villasanti acionou o uruguaio Suárez no ataque, Nino não conseguiu cortar e o atacante tirou o goleiro Fábio da jogada e marcou o gol de empate.

Não demorou muito para virar a partida. No contra-ataque, Everton Galdino ficou com a sobra na entrada da área e bateu colocado, de canhota, no cantinho de Fábio.

Aos 19 do segundo tempo, o atacante Uruguaio Luis Suárez cobrou o pênalti com muita categoria, de cavadinha, a la Loco Abreu, e ampliou para o Imortal.

Aos 36, Lima acionou o atacante e autor do gol do título da Libertadores, John Kennedy, na entrada da área, que fez a fila, deixou três marcadores na saudade e finalizou bonito, sem chances para o goleiro Caíque.

O Grêmio terminou o Brasileirão Série A 2023 com 68 pontos e garantiu a vaga na fase de grupos da CONMEBOL Libertadores de 2024.

O Fluminense ficou em 7° lugar com 56 pontos. O Tricolor das Laranjeiras já está garantido na fase de grupos da CONMEBOL Libertadores de 2024 por ter sido campeão da Glória Eterna.

ESPORTE: Brasileirão 2023 - Palmeiras campeão brasileiro e Cruzeiro na Sul-Americana

O Palmeiras garantiu o 12° título do Campeonato Brasileiro de sua história após ficar no empate em 1 x 1 com o Cruzeiro, na noite de quarta-feira (06), no Mineirão. O Verdão ainda viu as derrotas do Atlético-MG e do Flamengo.

Aos 21 minutos do primeiro tempo, Lucas Silva perdeu a bola para Endrick na meia-lua e o camisa 9 saiu na cara de Rafael Cabral. Ele tentou uma cavadinha, mas o goleiro defendeu. No rebote, o próprio atacante mandou para o fundo da rede.

Aos 35 do segundo tempo, depois de cobrança curta de escanteio, a bola ficou com Matheus Pereira, que ajeitou para o meio. O meio-campo Nikão, que havia acabado de entrar, recebeu e bateu firme no canto esquerdo para empatar a partida.

O Verdão terminou o Brasileirão Série A 2023 com 70 pontos (20V, 10E, 8D) e a Raposa ficou em 14° lugar com 47 pontos (11V, 14E, 13D).

Com o empate, o Cruzeiro garantiu a vaga na Copa Sul-Americana de 2024. A Raposa voltará a disputar uma competição internacional desde 2019, quando disputou a CONMEBOL Libertadores.

ESPORTE: Brasileirão 2023 - Botafogo é derrotado pelo Internacional no Beira-Rio e vai disputar a Pré-Libertadores

O Botafogo foi derrotado pelo Internacional por 3 x 1 no Estádio Beira-Rio e vai disputar a Pré-Libertadores de 2024.

O Colorado abriu o placar aos 19 minutos do primeiro tempo. Maurício cruzou da direita. O atacante equatoriano Enner Valencia dominou nas costas de Philipe Sampaio e bateu cruzado para abrir o placar.

No começo do segundo tempo, o Botafogo chegou a empatar a partida. Marlon Freitas cruzou da direita. O atacante Janderson subiu de cabeça e testou no cantinho, sem chances para o goleiro uruguaio Rochet.

Mas o empate não durou muito. Três minutos depois, Gabriel Barros cruzou da esquerda. Alan Patrick dominou de costas e deixou a marcação na saudade e finalizou cruzado. Internacional na frente de novo.

Pedro Henrique deu uma arrancada monumental pela direita. O atacante deixou o zagueiro argentino Victor Cuesta para trás e bateu cruzado. Foi o terceiro gol do Inter.

O Botafogo terminou o Brasileirão Série A 2023 em 5° lugar com 64 pontos e o Internacional, que já está garantido na Copa Sul-Americana 2024, terminou em 9° lugar com 55 pontos.

ESPORTE: Brasileirão 2023 - Em duelo de rebaixados, Goiás vence o América-MG na Serrinha

O Campeonato Brasileiro Série A 2023 chegou ao fim na noite de quarta-feira (06).

Na Serrinha, o Goiás venceu o América-MG por 1 x 0. Os dois times vão disputar a Série B de 2024.

Aos 33 minutos do primeiro tempo, Anderson Oliveira caiu pelo lado direito e tocou para a entrada da área. O meio-campo Oyama apareceu sem marcação, chapou a bola bonito e estufou as redes.

O Esmeraldino terminou em 18° lugar com 38 pontos e o Coelho ficou em 20° e último lugar com 24 pontos.

Com 81 gols sofridos, o América-MG terminou o Brasileirão Série A 2023 com a pior defesa da história na era dos pontos corridos com 20 times.