sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

ESPORTE: Brasileirão 2023 - Palmeiras pode ser campeão neste domingo (03); O que precisa para ser campeão?; Verdão não vence o Fluminense há dois anos

O Palmeiras encara o Fluminense neste domingo (03) no Allianz Parque, pela 37° rodada do Campeonato Brasileiro Série A 2023.

Para conquistar o título antecipado do Brasileirão, o Palmeiras precisa vencer o Fluminense e torcer pelos tropeços do Botafogo, Atlético-MG e Flamengo.

Se empatar, o Palmeiras precisa torcer pelas derrotas do Botafogo, Atlético-MG, Flamengo e Grêmio.

Se o Palmeiras perder, a briga pelo título fica para última rodada, que será na quarta-feira (06). Todas as partidas das 38° rodada serão às 21h30 (Horário de Brasília).

O Bragantino não tem mais chances de ultrapassar o Verdão, pois na noite de quinta-feira (30/11), o Massa Bruta perdeu em casa para o Fortaleza, que com a vitória, garantiu a permanência na Série A.

Brigando pelo título e já garantido na CONMEBOL Libertadores de 2024, o Verdão buscará quebrar um tabu de quatro rodadas sem vencer o rival.

A última vez que o Palmeiras venceu o Tricolor das Laranjeiras foi no dia 24 de julho de 2021, pela 13ª rodada do Brasileirão de 2021. Na ocasião, o zagueiro Manoel marcou contra, aos 9 minutos do segundo tempo.

Depois disso, Palmeiras x Fluminense se enfrentaram em mais quatro oportunidades, todas pelo Brasileirão. O Verdão, comandado pelo português Abel Ferreira, sofreu duas derrotas e dois empates.

No compromisso mais recente, no dia 5 de agosto, pela 18° rodada, o Verdão saiu derrotado por 2 x 1 no Maracanã. Gómez fez para os visitantes, enquanto Jhon Arias, de pênalti, e John Kennedy marcaram para o Fluminense.

Esse jogo antecedeu os jogos de volta das oitavas de final da CONMEBOL Libertadores e ambos os times entraram poupando algumas peças.

As equipes se enfrentaram em 99 oportunidades, sendo 53 vitórias do Palmeiras e 32 do Fluminense. Além disso, somam 14 empates.

O Palmeiras tem 66 pontos e é o líder isolado da competição. O Fluminense é o sétimo colocado com 56 e já está garantido na próxima edição da Libertadores, pois é o atual campeão da Glória Eterna.

ESPORTE: Brasileirão 2023 - 37° Rodada

Neste sábado (02), tem a 37° e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro Série A 2023. Confira os horários e os locais das partidas:

SÁBADO (02/12)

Corinthians x Internacional
Horário: 18h00
Local: Neo Química Arena - São Paulo, SP

Atlético-MG x São Paulo
Horário: 21h00
Local: Mineirão - Belo Horizonte, MG

DOMINGO (03/12)

Flamengo x Cuiabá
Horário: 16h00
Local: Maracanã - Rio de Janeiro, RJ

Palmeiras x Fluminense
Horário: 16h00
Local: Allianz Parque - São Paulo, SP

Botafogo x Cruzeiro
Horário: 18h30
Local: Estádio Nilton Santos - Rio de Janeiro, RJ

América-MG x Bahia
Horário: 18h30
Local: Independência - Belo Horizonte, MG

Fortaleza x Goiás
Horário: 18h30
Local: Castelão - Fortaleza, CE

Red Bull Bragantino x Coritiba
Horário: 18h30
Local: Estádio Nabi Abi Chedid - Bragança Paulista, SP

Grêmio x Vasco
Horário: 18h30
Local: Arena do Grêmio - Porto Alegre, RS

Athletico-PR x Santos
Horário: 18h30
Local: Ligga Arena - Curitiba, PR

LUCASRIO na Copa: Mali derrota a Argentina e fica com o terceiro lugar na Copa do Mundo Sub-17

Nesta sexta-feira (01/12), o Mali derrotou a Argentina, algoz do Brasil, por 3 x 0 no Estádio Manahan, em Surakarta, e garantiu o terceiro lugar na Copa do Mundo Sub-17.

Os gols foram marcados por Ibrahim Diarra (Asst: Sékou Koné, 9 / 1°), Mamadou Doumbia (Asst: Hamidou Makalou, 45' / 1°) e Hamidou Makalou (Asst: Ibrahim Diarra, 3' / 2°).

Neste sábado (02), no mesmo estádio, quem será o campeão da Copa do Mundo Sub-17 de 2023?

A França, que conquistou em 2001, busca o segundo título da categoria. Já a Alemanha busca o título inédito do torneio.

ESPORTE: Brasileirão 2023 - Fortaleza vence o Bragantino e garante permanência na elite

O Fortaleza finalmente voltou a vencer no Brasileirão Série A 2023. Na noite de quinta-feira (30/11), pela 36° rodada, o Leão do Pici venceu o Red Bull Bragantino por 2 x 1 no Estádio Nabi Abi Chedid.

Os gols saíram no primeiro tempo. Yago Pikachu e Calebe marcaram para o Leão do Pici, aos 14 e 23 minutos. Nos acréscimos, Eduardo Sasha descontou para o Massa Bruta.

A partida foi marcada pelas expulsões do meio-campo Eric Ramires e do atacante Alerrandro, ambos do Bragantino, aos 29 e aos 33 do segundo tempo.

Com o resultado, o time cearense, comandado pelo argentino Juan Pablo Vojvoda, terminou a rodada na 11° posição com 48 pontos, garantiu a permanência no Brasileirão em 2024 e de quebra, encerrou o jejum de 10 partidas sem vitórias na temporada.

Já o Massa Bruta, 6° colocado com 59 pontos, não tem mais chances de ultrapassar o líder Palmeiras, com 66.

NOTÍCIAS: FIFA pode suspender a CBF caso a Justiça mude seu presidente e clubes brasileiros podem ficar de fora de competições internacionais

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) corre o risco de ser suspensa pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) caso a Justiça interfira na mudança do presidente.

Nos bastidores da CBF, ocorre um conflito entre os ex-presidentes Marco Polo Del Nero e Ricardo Teixeira para tentar tirar Ednaldo Rodrigues da presidência.

Ao saber que a Justiça pautou para semana que vem, um julgamento que pode mudar a presidência da CBF, a FIFA enviou um comunicado sobre o estatuto, reforçando que não aceita interferência de terceiros.

Segundo uma fonte da CBF, isso é visto como "um grau de interferência absurda para tentar tomar o poder das mãos de um presidente que foi eleito legitimamente". Apesar da falta de resultados esportivos, membros da federação não enxergam isso como uma justificativa para a saída do presidente Ednaldo Rodrigues.

Caso a FIFA prossiga com a suspensão da CBF, os clubes brasileiros poderão ficar de fora das competições internacionais como o Mundial de Clubes da FIFA, a CONMEBOL Libertadores, a Copa Sul-Americana e a Recopa Sul-Americana. Nesse caso, a Seleção Brasileira ficaria impossibilitada de atuar também.

A movimentação rápida da FIFA se deve porque Del Nero foi banido do futebol por escândalos de corrupção. A atual gestão da CBF, que é presidida por Ednaldo Rodrigues, possui uma boa relação com a entidade máxima do futebol. O Brasil é um dos candidatos para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027.