sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Matando a Saudade:Forte AF-90123 - 1997

Empresa:Viação Forte
Cidade:Ananindeua-PA
Prefixo:AF-90123
Linha:901-Cidade Nova 5/Ver-o-Peso
Carroceria:Busscar
Modelo:Urbanus II
Ano:1996
Chassi:Volkswagen 16.180CO
Desenho Original:Mailson Amâncio e Antônio José de Vasconcelos Jr.
Alterações e Pintura:Lucas Welter

Rio Guamá AP-31608 - 2002

Empresa:Viação Rio Guamá
Cidade:Belém-PA
Prefixo:AP-31608
Linha:316-Guamá/Presidente Vargas
Carroceria:Marcopolo
Modelo:Viale
Ano:2002
Chassi:Volkswagen 17.210OD
Desenho:Mailson Amâncio
Alterações e Pintura:Lucas Welter

Rio Guamá AP-31208

Empresa:Viação Rio Guamá
Cidade:Belém-PA
Prefixo:AP-31208
Linha:312-Guamá/Montepio
Carroceria:Marcopolo
Modelo:Viale
Ano:2002
Chassi:Volkswagen 17.210OD
Desenho:Mailson Amâncio
Alterações e Pintura:Lucas Welter

Matando a Saudade:Vialoc BJ-99814

Empresa:Vialoc
Cidade:Marituba-PA
Prefixo:BJ-99814
Linha:998-Maguari/Iguatemi
Carroceria:Marcopolo
Modelo:Viale
Ano:2002
Chassi:Volkswagen 17.210OD
Desenho:Mailson Amâncio
Alterações e Pintura:Lucas Welter

Matando a Saudade:Forte AF-10217


Empresa:Viação Forte
Cidade:Ananindeua-PA
Prefixo:AF-10217
Linha:M 102-Cidade Nova 6/Presidente Vargas
Carroceria:Busscar
Modelo:Urbanus II
Ano:1996
Chassi:Volkswagen 16.180CO
Desenho Original:Mailson Amâncio e Antônio José de Vasconcelos Jr.
Alterações e Pintura:Lucas Welter

Matando a Saudade:Forte AF-10123

Empresa:Viação Forte
Cidade:Ananindeua-PA
Prefixo:AF-10123
Linha:101-Cidade Nova 5/Ver-o-Peso
Carroceria:Busscar
Modelo:Urbanus II
Ano:1996
Chassi:Volkswagen 16.180CO
Desenho Original:Mailson Amâncio e Antônio José de Vasconcelos Jr.
Alterações e Pintura:Lucas Welter

Borborema 495


Empresa:Borborema Imperial Transportes
Cidade:Recife-PE
Prefixo:495
Carroceria:Marcopolo
Modelo:Torino 1999
Ano:2004
Chassi:Mercedes Benz OF-1418/52
Placa:KKT-7585
Foto:Rodrigo Fonseca
Desenho:Mailson Amâncio
Alterações e Pintura:Lucas Welter

Santa Edwiges 150648

Empresa:Transportes Santa Edwiges
Cidade:Santarém-PA
Prefixo:150648
Carroceria:Marcopolo
Modelo:Torino 1999
Ano:2006
Chassi:Mercedes Benz OF-1418/52
Desenho:Mailson Amâncio
Alterações e Pintura:Lucas Welter

Retrospectiva 2014: Voo QZ8501 da Air Asia

nós vamos continuar com a Retrospectiva 2014, com o acidente do Voo QZ8501 da Air Asia
Indonesia AirAsia Voo 8501
PK-AXC, a aeronave envolvida no acidente, fotografado em Singapore Changi Airport , seu destino, em 2011
Resumo do acidente
Data28 de dezembro de 2014
ResumoCaiu em Mar de Java durante o tempo inclemente; sob investigação
LocalKarimata Strait entre Belitung eBorneo , Mar de Java ,Indonésia . [ 1 ] 
3 ° 22'15 "S 109 ° 41'28 "E  /  S 3,3708 ° 109,6911 ° ECoordenadas : 3 ° 22'15 "S 109 ° 41 '28 "E  /  S 3,3708 ° 109,6911 ° E [ 2 ]
Passageiros155
Tripulação7
Fatalities30 (confirmado) [ 3 ]não em citação dada ]
162 (presumido)
Sobreviventes0 (presumido)
Tipo de aeronaveAirbus A320-216
OperadorIndonesia AirAsia
InscriçãoPK-AXC
Origem VooO Aeroporto Internacional de Juanda , Surabaya, Indonésia
DestinoSingapore Changi Airport , Singapura
Indonesia AirAsia vôo 8501 ( QZ8501 / AWQ8501 ) é um voo regular internacional de passageiros, operado pela AirAsia afiliado Grupo Indonesia AirAsia , de Surabaya , Indonésia , paraCingapura . Em 28 de dezembro de 2014, a aeronaves que operam a rota, um Airbus A320-216 , colidiu com o mau tempo, com 155 passageiros e tripulantes a bordo 7. [ 4 ] Os restos do avião e restos humanos foram encontrados dois dias depois do acidente na Karimata Strait . A recuperação está em curso. [ 5 ] A maioria dos passageiros a bordo eram indonésios.

Desaparecimento editar ]

O vôo partiu do Aeroporto Internacional de Juanda , Surabaya, em 5:35 Western Time indonésio (WIB, UTC +7) e estava programado para chegar em Singapore Changi Airport às 08:30 Tempo Singapore Padrão (SST, UTC + 8). [ 6 ] O peso total da aeronave na decolagem (incluindo 8.296 kg de combustível) foi 63.624 kg. Com um consumo de combustível estimado para a viagem de 5.121 kg, o avião teria quase 40% de combustível adicional para chegar ao seu destino. [ 7 ]
O avião estava sob controle de tráfego aéreo da Indonésia (Jacarta) quando ele solicitou e recebeu permissão para o desvio de sua trajetória de voo original por causa de más condições climáticas.[ 8 ] O piloto também solicitou a subir a partir de 32.000 a 38.000 pés (9.750 a 11.600 m) . (Pode-se notar, sem implicação de que 38 mil pés de altitude é o ideal para a eficiência de combustível recomendado pela Airbus para o A320 no seu peso esperado neste momento. [ 9 ] ) O pedido de subir foi adiada por controladores de tráfego aéreo por causa do tráfego aéreo pesado .: foram sete outras aeronaves nas imediações, tudo em altitudes mais elevadas [ 10 ] [ 11 ] A altitude último indicado pelo transponder ADS-B e recolhido por Flightradar24 . era 32.000 pés (9.750 m) [ 6 ] O avião perdeu contato Jacarta com o controle de tráfego aéreo em 06:17 WIB [ a ] durante a viagem perto Belitung ilha, sobre o Mar de Java entre Kalimantan (Bornéu) e Java em aproximadamente 4 ° 07'25 "S 110 ° 22'56 "E  /  4,1235 110.3821 ° S ° E . [ 14 ] [ 15 ] A análise meteorológica revelou que a aeronave estava atravessando um cluster tempestade durante os minutos antes de seu desaparecimento. [ 16 ]
Ministério dos Transportes da Indonésia informou que nenhum sinal de socorro foi enviado a partir da aeronave desaparecida. [ 17 ] [ 18 ]
Trajectória de voo com o último contato e campo de destroços sobre as imagens de satélite esquerda e infravermelho (tomada em 07:32 WIB) com percurso de voo sobreposta à direita. Nesta falsa cor, imagem-vapor-band água, o azul representa as temperaturas mais quentes, enquanto o vermelho e, finalmente, o preto representa os topos frias de alta altitude nuvens.

Timeline do desaparecimento editar ]

Decorrido (HH: MM )TempoEvento
UTCWIB
UTC + 7
SST
UTC + 8
00:0027 dezembro28 de dezembroVôo partiu do Aeroporto Internacional de Juanda. [ b ] partida prevista era 05:20. [ 6 ] [ 21 ]
22:3505:3506:35
00:3723:1206:1207:12Pilotos solicitou autorização ATC ​​para desviar à esquerda do plano de vôo e subir a partir de 32.000 pés (9.800 m) a 38.000 pés (12.000 m), para evitar o mau tempo. Controladores de tráfego aéreo Jacarta permitiu o desvio, mas adiou o pedido de subir por causa do tráfego. [ 21 ] [22 ] [ 23 ]
00:4223:1706:1707:17Radar contato foi perdido, de acordo com AirNav Indonésia. AirAsia inicialmente informou que o contato foi perdido em 06:24. [ 13 ] [ 21 ] [24 ] [ 25 ]
00:4323:1806:1807:18Sinal do transponder ADS-B foi perdido, com última posição relatada como 3 ° 22'15 "S 109 ° 41'28 "E  /  S 3,3708 ° 109,6911 ° E , de acordo com o Ministério dos Transportes da Indonésia. [ 2 ]
01:2023:5506:5507:55AirAsia Voo QZ8501 foi oficialmente declarada desaparecida. Sua última posição conhecida é sobre o Mar de Java , Karimata Strait entre as ilhas de Belitung e Kalimantan . [ 26 ]
01:5528 de dezembro07:3008:30A aeronave perdeu chegada em Cingapura [ 6 ]
00:30
04:4703:2210:2211:22Busca e Salvamento (SAR) operações foram ativados pela Busca e Salvamento Agência Nacional Indonésia (Basarnas) a partir do Pangkal Pinang escritório. [ 27 ]
04:5503:3010:3011:30Autoridade de Aviação Civil de Cingapura (CAAS) e Changi Airport Group (CAG) Centros de gestão de crises foram relatados para ter sido ativado trabalhar com a equipe de gerenciamento de crise da companhia aérea. [ 28 ]
05:0603:4110:4111:41AirAsia anunciou no Facebook e no Twitter (seis minutos depois) que AirAsia QZ8501 vôo de Surabaya para Cingapura perdeu contato com o controle de tráfego aéreo. [ 29 ] [ 30 ]

Aircraft editar ]

A aeronave era um Airbus A320-216, [ c ] com número de série 3648, registrado como PK-AXC. Ele voou pela primeira vez em 25 de setembro de 2008, e foi recentemente entregue a AirAsia em 15 de outubro de 2008. A aeronave tinha acumulado aproximadamente 23.000 horas de vôo sobre 13.600 vôos. Ele havia passado por sua manutenção programada mais recente em 16 de Novembro de 2014. [ 12 ] A aeronave foi alimentado por duas CFM International CFM56-5B6 motores e foi configurado para transportar 180 passageiros. [ 31 ]

Os passageiros ea tripulação editar ]

Pessoas a bordo de nacionalidade [ 32 ]
NacionalidadeNão.
 Indonésia [ d ]155
 Coréia do Sul3
 França [ e ]1
 Malásia1
 Cingapura1
 Reino Unido [ f ] [ 33 ]1
Total162
AirAsia divulgou as nacionalidades dos 162 passageiros e tripulantes que incluiu 144 adultos, 17 crianças e um bebê. A tripulação de cabina constou de quatro comissários de bordo. Além disso, AirAsia teve um engenheiro como parte do tripulações a bordo. [ 34 ]
Os pilotos a bordo do voo foram: [ 35 ]
  • Capitão Iriyanto, [ g ] 53 anos, de nacionalidade indonésia, teve um total de 20.537 horas de voo, das quais 6.100 estavam com AirAsia Indonésia no Airbus A320. Um residente de Sidoarjo , East Java , Iriyanto começou sua carreira com a Força Aérea da Indonésia, a graduação da escola de pilotos em 1983 e voou F-5 e F-16 aeronaves. Ele tomou a reforma antecipada da Força Aérea, em meados da década de 1990 para se juntar a Adam Air , e mais tarde trabalhou para Merpati Nusantara Airlines e Sriwijaya Air antes de ingressar na Indonésia AirAsia. [ 36 ]
  • Primeiro Oficial Rémi Emmanuel Plesel, de nacionalidade francesa, que teve um total de 2.275 horas de vôo com AirAsia Indonésia. [ 34 ] Ele era originalmente de Le Marigot , Martinique , [ 37 ] e estudou e trabalhou em Paris. Ele vivia na Indonésia. [ 38 ]

Esforço de recuperação editar ]

Pouco tempo depois que o avião foi confirmado para estar em falta, relatos não confirmados afirmou que destroços haviam sido encontrados ao largo da ilha de Belitung em Indonésia . [ 39 ] [ 40 ][ 41 ] da Indonésia Nacional de Pesquisa e Agência de Resgate (Basarnas) implantados sete navios e dois helicópteros para procurar as margens do Belitung e Kalimantan. [ 42 ] A Marinha da Indonésia e do provincial Nacional Indonésia Police Air e Unit água cada enviou equipes de busca e salvamento. [ 43 ] Além disso, uma Força Aérea da Indonésia Boeing 737 aviões de reconhecimento foi enviado para a última localização conhecida do avião. [ 44 ]
A Marinha indonésia expedidos quatro navios até ao final do primeiro dia de pesquisa e da Força Aérea implantado aeronaves, incluindo um CASA / IPTN CN-235 . [ 45 ] Os indonésios Exércitotropas terrestres mobilizados para procurar as praias e montanhas de ilhas adjacentes. [ 46 ] Os pescadores locais também participou da pesquisa.
Operações de busca e salvamento em curso estavam sob a orientação da Autoridade de Aviação Civil da Indonésia . [ 12 ] [ 47 ] A busca foi suspensa às 19:45, hora local em 28 de dezembro, devido à escuridão e mau tempo, para ser retomado à luz do dia. [ 48 ] Um operações do centro para coordenar os esforços de busca foi criada em Pangkal Pinang . [ 49 ] A área de pesquisa foi de um raio de 270 milhas náuticas (500 km), perto de Belitung Island. [ 50 ]
Resgate Centro de Cingapura Coordenação (RCC), gerido pela Autoridade de Aviação Civil de Cingapura (CAAS) e apoiado por várias agências, incluindo a República da força aérea Singapore (RSAF) , também tinha inicialmente implantado um C-130 Hercules aeronaves para ajudar no operação de busca e resgate. [ 51 ] Um oficial de Cingapura será implantado em Jacarta para coordenar com as autoridades indonésias sobre as operações de busca, e mais dois aviões C-130 Hercules será implantado para o segundo dia da operação de busca e salvamento. [ 52 ] A fragata de classe Formidable , uma corveta da classe Victory , um navio de desembarque do tanque , e um navio de apoio submarino e salvamento, posteriormente, participou da busca e salvamento após Nacional de Pesquisa da Indonésia e da Agência de Resgate aceitou a oferta de ajuda da República de Singapura Marinha . Basarnas também aceitou uma oferta do Ministério dos Transportes da ajuda de equipes especializadas da Mesa Air e investigação de acidentes e equipamento localizador subaquático de Cingapura. [ 53 ]
O governo da Malásia criou um centro de coordenação de salvamento em Subang e implantados três embarcações militares e três aeronaves, incluindo um C-130 Hercules, para auxiliar nas operações de busca e salvamento. [ 54 ] [ 55 ] [ 56 ] Austrália implantado um P-3 Orion para auxiliar na operação de busca e resgate. [ 57 ] Índia colocou três navios e P-8 Poseidon aviões de vigilância marítima em estado de espera para a assistência na operação de busca, incluindo um navio na baía de Bengala e outro no mar de Andaman. [ 58 ] Elementos da Marinha dos Estados Unidos se juntou ao esforço de pesquisa na sequência de um pedido do Governo indonésio. O USS  Sampson  (DDG-102) chegou à estação final em 30 de dezembro de contribuir para procurar esforços. [ 59 ] O USS  Fort Worth  (LCS-3) também foi colocada em estado de alerta para navegar a partir de Singapura, se necessário. [ 60 ]
A partir de 1º de janeiro de pelo menos 90 navios da Indonésia , Singapura , Malásia , Coreia do Sul , Estados Unidos e outros estão participando da pesquisa. [ 61 ]

Wreckage editar ]

Em 28 de dezembro, o dia do desaparecimento, um pescador observou "um monte de escombros, pequenos e grandes, perto de Pulau Tujuh. [...] O maior foi de 4 metros (13 pés) de comprimento e 2 metros (6 pés 7 pol ) de largura. Eles eram coloridos com prata branco vermelho. Parecia que as cores da Air Asia. " [ 62 ] [ 63 ] [ 64 ] No entanto, ele só informou esta noite seguinte, depois que ele voltou para casa e ouviu falar do incidente. Outro pescador relatou que, enquanto atracado no domingo em Pulau Senggora, ao sul da cidade de Pangkalan Bun em Kalimantan Central ", em torno 07:00, ouvi um estrondo alto. Logo depois, houve neblina que geralmente aconteceu apenas durante a estação seca. [...] Antes do som estrondoso, meus amigos viram um avião de cima Pulau Senggaro em direcção ao mar. O avião foi dito estar voando relativamente baixo, mas depois desapareceu. " [ 65 ] [ 66 ]
Os relatos dos pescadores, entregues no dia seguinte, foram creditados com orientar a equipe de busca e salvamento para a vizinhança dos primeiros destroços encontrados. [ 65 ] Em 30 de dezembro, os itens que se assemelham a uma porta do avião e um slide de emergência foram vistos por aeronaves de busca, 10 quilômetros (6,2 milhas) de onde o avião último contato com o controle de tráfego aéreo; mais tarde, outros detritos foi flagrado na área circundante. [ 67 ] [ 68 ] [ 69 ] As autoridades indonésias confirmou mais tarde que o item encontrado na Karimata Estreito é uma parte de uma célula. [ 70 ] Corpos, acredita-se serem de passageiros , foram encontrados nas águas do Golfo Kumai, perto Pangkalan Bun . [ 71 ] [ 72 ] A Marinha indonésia foi enviado para a área imediatamente. [ 73 ] às 10:05 UTC, Reuters , citando oficial indonésio Manahan Simorangkir, informou que 40 corpos foram recuperados, [ 74 ] , mas isso foi mais tarde recolhido por um porta-voz da marinha indonésia como uma "falta de comunicação pela equipe". [ 75 ] Nacional de Pesquisa da Indonésia e chefe da Agência de Resgate Bambang Soelistyon afirmou que três corpos foram resgatados pelo navio de guerra KRI Bung Tomo . Por volta das 13:15 BBC News informou que os destroços e os corpos encontrados no mar de Java eram do A320 Indonésia AirAsia Airbus. [ 76 ] Também em busca de 30 de dezembro a Indonésia e Serviço de Emergência informou que os destroços da aeronave foram localizados no Java andar Mar, 97-100 milhas náuticas (180-185 km) a sudoeste de Pangkalan Bun. A fuselagem tinha quebrado em várias partes grandes, mas ainda era facilmente reconhecível. No dia seguinte, o chefe do serviço de busca e salvamento negou que a fuselagem tinha sido encontrado. [ 2 ]
Em 31 de dezembro, o Wall Street Journal , citando Basarnas, afirmou que uma imagem de sonar obtido 30 de dezembro por um navio da Marinha indonésia parece mostrar um avião de cabeça para baixo no fundo do mar em cerca de 24-30 m (80-100 ft) de água , cerca de 3,2-3,5 km (2,0-2,2 mi) de os destroços encontrados no dia 30 de dezembro. [ 77 ] [ 78 ] [ 79 ] O chefe do serviço de busca e salvamento também negou a existência de quaisquer imagens de sonar dos destroços (como bem como a recuperação relatado de um corpo vestindo um colete salva-vidas). [ 2 ] Ele ressaltou que as informações só oficial de sua busca e salvamento serviço pode ser considerado confiável.

Response editar ]

Radar secundário imagem mostra vôo 8501 (circulado em amarelo) a uma altitude de 36.300 pés (11.100 m) e escalada, viajando a 353 kN (654 kmh; 406 mph). velocidade de solo [ 2 ]
Após o desaparecimento, todas as subsidiárias AirAsia mudou seus sites e mídias sociais branding para escala de cinzentos imagens, em luto pela morte presumida dos passageiros; Página Facebook de Changi Airport foi igualmente alterado também. [ 80 ] [ 81 ] Malaysia Airlines , que teve dois perdas casco do mesmo ano, seguido atender alguns dias mais tarde. [ 82 ] [ 83 ] Um call center de emergência também foi estabelecido pela a companhia aérea, para a família dos que estavam a bordo da aeronave, [ 12 ] e um centro de informação de emergência foi criado no Aeroporto Internacional de Juanda, fornecendo atualizações de hora em hora e alojamento para os parentes. [ 84 ] mensagens menores também foram abertos às Soekarno-Hatta Aeroporto Internacional [ 85 ] e Aeroporto Internacional de Sultan Hasanuddin . [ 86 ]
O primeiro-ministro de Cingapura , Lee Hsien Loong expressou suas condolências via Twitter [ 87 ] e chamou o presidente Joko Widodo , oferecendo-se para ajudar na busca.
Os líderes de outros países próximos expressou condolências e ofereceu ajuda. [ 88 ] [ 89 ]

Manifesto de passageiros editar ]

QZ8501 manifesto de passageiros.

Matando a Saudade:Viação Norte 9003

Empresa:Viação Norte
Cidade:Santarém-PA
Prefixo:9003
Carroceria:Marcopolo
Modelo:Viaggio G4 800
Ano:1990
Chassi:Mercedes Benz OF-1318
Desenho:Mailson Amâncio
Alterações e Pintura:Lucas Welter

Trans Alter do Chão 010420

Empresa:Trans Alter-do-Chão
Cidade:Santarém-PA
Prefixo:010420
Carroceria:Ciferal
Modelo:Citmax
Ano:2004
Chassi:Mercedes Benz OF-1418/52
Desenho:Mailson Amâncio
Alterações e Pintura:Lucas Welter