sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

A CAMINHO DO HEXA: Brasil perde para Camarões nos acréscimos, mas garante o primeiro lugar pelo saldo de gols

Primeiro foi a França, depois foi Portugal e agora o Brasil perdeu a chance de terminar a Copa do Mundo da FIFA com 100% de aproveitamento no Qatar.

Pela última rodada do Grupo G da Fase de Grupos, no Estádio Nacional de Lusail, a seleção de Camarões levou a melhor e derrotou a seleção comandada por Tite pelo placar de 1 x 0.

Apesar da derrota, o Brasil, com 6 pontos, o mesmo da Suíça, que venceu a Sérvia de virada por 3 x 2, terminou em primeiro lugar pelo saldo de gols (2 x 1).

O gol da vitória camaronesa veio nos acréscimos. Aos 47 minutos do segundo tempo, Mbekeli recebeu na direita, cruzou na área e o atacante Aboubakar cabeceou nas redes para fazer o único gol da partida.

Mesmo com a vitória, os camaroneses foram eliminados da competição por terem terminado com 4 pontos, em terceiro lugar (1V, 1E, 1D).

E essa história se repetiu. Nenhuma seleção terminou com 100% de aproveitamento na Fase de Grupos da Copa pela primeira vez desde 1994, nos EUA. Lembrando que na época que aconteceu pela última vez, tinha 24 seleções (A-F).

O Brasil sofreu a primeira derrota na Fase de Grupos da Copa do Mundo desde 1998, quando perdeu para Noruega de virada pelo placar de 2 x 1. Foram 14 vitórias e 3 empates depois da última derrota na França.

Como que terminou em primeiro lugar, vai encarar a Coreia do Sul (2° do Grupo H), no estádio onde encarou a Suíça, no Estádio 974.

Fora da Copa: Uruguai vence Gana com dois gols de Arrascaeta, mas é eliminado na Fase de Grupos pela primeira vez em 20 anos

Já no outro jogo, tristeza para os uruguaios. No Al Janoub, o Uruguai de Suárez e Cavani venceu a seleção de Gana pelo placar de 2 x 0. Mas como que a Coreia do Sul tem mais gols que os uruguaios (4 x 2), a seleção Celeste se despede da Fase de Grupos da Copa do Mundo pela primeira vez desde 2002.

Teve pênalti para os ganeses no primeiro tempo. Rochet deu rebote em chute de Ayew e derrubou Kudus, que tentou concluir o rebote. O árbitro checou o VAR e deu pênalti.

Ayew bateu a penalidade no canto esquerdo e o goleiro Rochet pulou bem para defender. A defesa uruguaia afastou da área em seguida.

Os uruguaios abriram o placar aos 26 minutos, Suárez recebeu a bola na área após falha zaga, limpou a marcação e bateu uma boa defesa do goleiro ganês Zigi. O meio-campo Arrascaeta, do Flamengo (RJ), chegou no rebote e mandou de cabeça para o fundo do gol.

Aos 32, Pellistri lançou a bola na área, Darwin Nuñez deu uma casquinha de cabeça e Suárez tocou para o lado. Arrascaeta de novo chegou de primeira no lado esquerdo da área e bateu por baixo do goleiro para ampliar o placar.

O VAR analisou e não marcou o pênalti para o Uruguai, o que seria o terceiro gol uruguaio.

Nos acréscimos, veio o gol da virada da Coreia do Sul sobre Portugal e o Uruguai precisou fazer o terceiro gol, o que não conseguiu. Foram chances perdidas e teve defesa do goleiro ganês Ati-Zigi. E Gana tentou diminuir o placar, mas Rochet impediu.

Uruguai terminou com 4 pontos, o mesmo número com a Coreia do Sul, mas ficou em terceiro lugar por ter marcado dois gols e os coreanos se classificaram para as Oitavas de Final por terem marcado quatro gols.

LUCASRIO na Copa: Coreia do Sul vence Portugal de virada e elimina o Uruguai pelos gols pró

A Coreia do Sul levou a melhor. A seleção comandada pelo técnico português Paulo Bento venceu a seleção de Portugal de Cristiano Ronaldo com uma virada histórica, 2 x 1, pela última rodada do Grupo H da Fase de Grupos da Copa do Mundo da FIFA.

Aos 5 minutos do primeiro tempo, Dalot recebeu um excelente lançamento longo a partir da defesa, passou pela marcação e rolou para trás. Ricardo Horta apareceu como elemento surpresa e só tem o trabalho de tocar para o fundo do gol.

Aos 27, em mais uma jogada perigosa de escanteio, o zagueiro Kim Young-Gwon aproveitou rebatida da bola em CR7 e só teve o trabalho de tocar na saída do goleiro Diogo Costa, deixando tudo igual no Estádio da Cidade da Educação.

E nos acréscimos do segundo tempo, aos 46, Son, partiu em velocidade pela direita em jogada de contra-ataque, deu um passe perfeito para o atacante Hwang Hee-Chan, e o Camisa 11 tocou na saída do goleiro para virar o jogo.

Após o apito final, os jogadores e os torcedores coreanos estavam esperando o término do outro jogo, Gana x Uruguai no Al Janoub e o jogo terminou com a vitória uruguaia pelo placar de 2 x 0. Os coreanos só conseguiram a classificação por terem mais gols do que os uruguaios (4 x 2).

A CAMINHO DO HEXA: Brasil pode terminar a Fase de Grupos com 100% de aproveitamento se vencer Camarões hoje (02)

Às 16h00 (horário de Brasília), no Estádio Nacional de Lusail, que será palco da Grande Final, o Brasil, já classificado para as Oitavas de Final, encara a seleção de Camarões, pela última rodada do Grupo G da Fase de Grupos da Copa do Mundo da FIFA no Qatar.

Será a terceira vez que as duas seleções se enfrentam. Os dois confrontos aconteceram em 1994 nos EUA e em 2014 aqui no Brasil. O Brasil levou a melhor e venceu duas vezes, 3 x 0 em 1994 e 4 x 1 em 2014.

Em caso de vitória, a seleção brasileira pode terminar em primeiro lugar e com 100% de aproveitamento. A última vez que terminou com 3 vitórias em 3 jogos foi em 2006 na Alemanha. A França eliminou nas quartas de final e quem ficou com o título foi a Itália, que levou a melhor nos pênaltis e ficou com o quarto título.

A única vez que Camarões venceu o Brasil foi em 2003, pela Copa das Confederações. Os africanos venceram por 1 x 0. O único gol que garantiu a vitória camaronesa foi de Eto'o.