quarta-feira, 1 de novembro de 2023

18000 - Auto Viação Tarumã Ltda. (Rio de Janeiro-RJ)










Acervo: Augusto Antônio e Willian Moura - Cia de Ônibus

Viação Três Estrelas (Rio de Janeiro-RJ)



Acervo: Cia de Ônibus

Empresa Viação Relâmpago (Rio de Janeiro-RJ) - GM Old Look


A Empresa Viação Relâmpago foi uma das maiores empresas de ônibus do Rio de Janeiro da década de 1950, operando linhas importantes como 102 (Pça. Saens Peña x Lgo do Machado) e 114 (E. de Ferro x Leblon), sendo essa última linha operada com os modernos ônibus americanos com motor central, cambio automático e outras amenidades.

Sua garagem ficava na Rua Maxwell e com o fim de suas operações no final dos anos 1950, a garagem foi utilizada pela Viação Cometa.

Com a venda da Cometa, o terreno cedeu a vez a construção do Supermercado Guanabara.

Acervo: Cia de Ônibus
Colaboração: Leonardo Roseira

Viação Excelsior Auto Omnibus S.A. (Rio de Janeiro-RJ)










Anos 1910 - 1950. A empresa pertencia a Light. Ela foi precursora de muitas coisas que chegaram até os dias atuais, como o uso das campainhas (cigarra), a figura do cobrador. Nos anos 1920, causou furor nas ruas do Rio com seus ônibus de dois andares, o chamado "Chopp Duplo".

Acvervo: Cia de Ônibus

Viação Estrela do Norte (Rio de Janeiro-RJ)



A empresa ligava a Penha ao Centro do Rio.
Acervo: Cia de Ônibus

NOTÍCIAS: Pará anuncia gratuidade no transporte público para os participantes do ENEM 2023, que será em dois domingos

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) serão aplicadas em todo o Brasil nos dois domingos, 5 e 12 de novembro. Os participantes vivem momentos de muita ansiedade e expectativa.

No Pará, os estudantes que irão fazer as provas do ENEM 2023 terão direito à catraca livre no transporte coletivo urbano, mediante apresentação do Passe Fácil estudantil. O anúncio foi feito na terça-feira (31/10) pelo governador do estado, Helder Barbalho.

''O Governo do Estado vem anunciar que está sendo dada a isenção no transporte público para todos que vão participar do ENEM 2023. Esta é uma iniciativa para estimular a participação, para que, cada vez mais, os nossos participantes façam a prova e mostrem o talento dos paraenses. Vamos mostrar que os paraenses são vitoriosos como uma grande nota do ENEM'' ressaltou Helder Barbalho, governador do estado do Pará

1° Dia - 5 de Novembro

Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Redação

Abertura dos portões: 12h00 (horário de Brasília)
Fechamento dos portões: 13h00
Início da prova: 13h30
Término do 1° dia de prova: 19h00

2° Dia - 12 de Novembro

Matemática e Ciências da Natureza

Abertura dos portões: 12h00 (horário de Brasília)
Fechamento dos portões: 13h00
Início da prova: 13h30
Término do 2° dia de prova: 18h30

Para ter acesso ao local da prova, é preciso apresentar documento de identificação com foto.

Leve a caneta esferográfica de cor preta, fabricada em material transparente para preencher o cartão-resposta.

ESPORTE: Presidente da FIFA, Gianni Infantino, coloca Arábia Saudita como país-sede da Copa do Mundo de 2034

A Arábia Saudita será a sede da Copa do Mundo 2034. Quem disse foi o suíço-italiano Gianni Infantino, presidente da FIFA, em uma publicação nas redes sociais.

O dirigente celebrou as próximas três edições da Copa do Mundo, que terão partidas em dez países diferentes e citou a nação asiática, que é candidata única para receber a competição daqui a onze anos.

O anúncio de Infantino ocorreu horas depois que a Federação Internacional de Futebol (FIFA) anunciou o encerramento do processo para concorrência das sedes das Copas de 2030 e de 2034. No comunicado, a entidade não trata as candidaturas como vencedoras, mas apenas como únicas postulantes.

As decisões só serão oficializadas no próximo Congresso da FIFA, que será em maio do ano que vem, na Tailândia. Porém, os países concorrentes foram tratados por Infantino como sedes dos Mundiais. A única nação que cogitou concorrer com os sauditas pela Copa do Mundo 2034 foi a Austrália, que se retirou do processo.

A partir da próxima Copa do Mundo, que será em 2026 na América do Norte (Canadá, EUA e México), o torneio passará a contar com 48 seleções, que serão divididos em 12 grupos de quatro equipes cada.

Os dois primeiros colocados e os oito melhores terceiro colocados avançam para a fase eliminatória. A partir daí, as 32 seleções classificadas se enfrentam em mata-mata até a final.

As três próximas edições da Copa do Mundo

  • 2026 - Canadá, Estados Unidos e México (América do Norte)
  • 2030 - Os jogos de abertura serão no Uruguai, na Argentina e no Paraguai (América do Sul); O restante do torneio será na Espanha, em Portugal e no Marrocos
  • 2034 - Arábia Saudita

O Brasil, com cinco títulos (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002), é a única seleção que participa em todas as Copas do Mundo.

TELEVISÃO: Regina Volpato retorna ao SBT depois de 14 anos: 'Contente com o novo desafio'

A apresentadora Regina Volpato, de 55 anos, está de volta ao SBT depois de 14 anos, quando deixou o comando do programa Casos de Família, em 2009. Segundo comunicado da emissora, ela assinou um contrato "para um novo projeto com a sua cara".

Ela vai apresentar uma nova revista eletrônica ao lado de Michelle Barros (ex-Globo) nas manhãs da emissora. Ainda não existe uma data para a estreia, mas o SBT mostra que já deu o pontapé inicial.

"Estou muito feliz em voltar a fazer parte da família SBT e contente com o novo desafio", resumiu Regina Volpato em nota oficial à imprensa.

Em julho deste ano, Regina deixou o programa Mulheres da TV Gazeta, onde comandou por cinco anos. A apresentadora recusou a proposta de redução salarial feita pela direção da emissora paulista, braço da Fundação Cásper Líbero. A rescisão foi assinada no início daquele mês.

Regina Volpato é formada em Comunicação Social pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), em 1989, tendo logo depois trabalhado pela Fundação Roberto Marinho. Em 1998, iniciou sua trajetória na televisão como repórter e apresentadora dos telejornais da Rede Bandeirantes (BAND) e posteriormente no canal de notícias BandNews, fundado em 2001.

No SBT, em sua primeira passagem, de 2004 a 2009, Regina comandou o programa Casos de Família. Ela também levava ao público, os acontecimentos da casa de ensaios do reality show Protagonistas de Novelas e comandou ao lado de João Marcelo Bôscoli, a transmissão do Grammy Latino 2005. Depois do SBT, Regina passou pela RedeTV!, onde apresentou o programa Manhã Maior.

NOTÍCIAS: Mãe e filha de 10 anos morrem em acidente entre moto e caçamba na rodovia BR-163, em Santarém, oeste do Pará

Uma mulher e a filha dela, de apenas 10 anos, morreram na tarde de terça-feira (31/10), em um acidente envolvendo uma motocicleta e uma caçamba no trecho urbano da BR-163, no bairro Matinha, em Santarém, oeste do Pará.

De acordo com informações do motorista da caçamba, Raimundo Lima, os dois veículos seguiam pela Av. Tancredo Neves em direção à Rodovia Santarém-Cuiabá (BR-163) e durante uma conversão à direita, houve a batida e a moto foi arrastada pela caçamba.

"Eu vinha Tancredo sentido de dobrar na Cuiabá para a direita, pra ir para a empresa, aí o sinal abriu pra mim e eu entrei, com certeza a moça que estava de moto entrou junto com a caçamba aqui, e infelizmente a caçamba veio a colidir com a caçamba, né, pela lateral. Em nenhum momento eu vi ela do lado da caçamba. Só vi quando me espantei com um barulho muito grande. Foi que eu parei a caçamba, desci e vi ela jogada no chão", relatou Raimundo.

Rosana Silva Gomes, de 29 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A filha dela, de apenas 10 anos, que era conduzida pela garupa, chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), precisou ser intubada ainda na ambulância e foi levada à UPA 24h, mas também não resistiu e morreu pouco tempo depois.

Informações de familiares e amigos dão conta de que Rosana era surda e estava indo levar a filha na escola. A motocicleta, que era conduzida por ela no momento do acidente, tinha sido comprada há pouco tempo. Ela deixa órfã uma filha de apenas 1 ano.

A Polícia Militar e o Boletim de Acidente de Trânsito (BOAT) enviaram equipes ao local para ordenar o trânsito e levantar informações que indiquem a causa do acidente que resultou na morte de Rosana e da filha dela.

O motorista da caçamba chegou a ser agredido por familiares das vítimas do acidente. Ele foi conduzido pela Polícia Militar (PM) para a 16ª Seccional Urbana de Santarém, no Bairro Santa Clara, para os procedimentos cabíveis.

LUCASRIO: Novembro Azul (2023)


Quarta-feira, 1° de Novembro de 2023
Novembro chegou e o Lucas tem uma mensagem importante para todos os homens.

Lucas:
O mês de Novembro chegou e eu tenho um assunto importante para todos os homens de todo Brasil.

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A iniciativa começou em 2003 na Austrália chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que é realizado no dia 17 de novembro.

Em vários países do mundo, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes cheios, símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, há outras doenças como por exemplo: Câncer de testículo, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, etc.

No Brasil, o Instituto Lado a Lado pela Vida foi o primeiro a adotar a campanha Novembro Azul, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque e, obteve ampla divulgação.