segunda-feira, 12 de março de 2018

Cobrança indevida de ‘flanelinhas’ no centro incomoda motoristas em Santarém

Quem dirige e precisa estacionar no centro comercial de Santarém, no oeste do Pará, já deve ter presenciado a atuação de “guardadores de carros” (flanelinhas) em estacionamentos nas vias públicas. A função não é regulamentada pelo município e não há fiscalização para coibir a prática, o que tem incomodado os motoristas.

 O maior problema enfrentado além da falta de estacionamento é, segundo os motoristas, a audácia dos flanelinhas em riscar os veículos caso não haja o pagamento das taxas.

 O autônomo Josué Vidal precisa ir ao centro várias vezes ao dia para deixar mercadorias e teve o carro riscado após se negar a efetuar o pagamento do suposto serviço. Para ele, a ação se caracteriza como vandalismo e considera injusta a cobrança. “A gente não deveria pagar nada porque é um estacionamento público”, disse.

 Na 16ª Seccional de Polícia Civil são registradas várias reclamações quanto a atuação indevida dos flanelinhas. O trecho onde ocorre o maior número de casos fica entre a praça em frente à Igreja Matriz e a Praça do Pescador, na Avenida Tapajós. Segundo o delegado Herbert Farias, a prática é considerada crime.

 “Aqueles que dizem guardadores de veículos conhecidos como flanelinhas, não são habilitados, eles estão cometendo um crime ao vigiar ou guardar veículos. É o crime do exercício ilegal da profissão, é uma contravenção penal”, ressaltou.

Fonte:G1

Hubert de Givenchy, estilista francês, morre aos 91 anos

Hubert de Givenchy, um dos maiores nomes da alta-costura, faleceu no sábado (10). De acordo com um comunicado oficial enviado pelo designer Philippe Venet, companheiro de Hubert, o estilista francês morreu enquanto dormia.

"O senhor de Givenchy faleceu enquanto dormia no sábado, 10 de março de 2018. Seus sobrinhos e sobrinhas compartilham de sua dor", informou o comunicado. Clare Waight Keller, atual diretora artística da marca, confirmou a informação da morte.

Givenchy nasceu em 1927 e fundou a casa homônima em 1952. No mesmo ano, apresentou uma coleção histórica com blusas elegantes e saias leves misturando linhas arquitetônicas e simplicidade. O estilista ganhou fama ao vestir personalidades como Grace Kelly e Jacqueline Kennedy Onassis, que usou um modelo criado pelo estilista durante o funeral de John F. Kennedy, em 1963.

Hubert de Givenchy era também conhecido por sua colaboração com a atriz Audrey Hepburn. O famoso vestido preto usado por ela na cena de abertura do filme “Bonequinha de Luxo” (1961) era criação do estilista. A peça é citada como um dos mais icônicos itens na história da moda.

Sua primeira coleção foi apresentada em Paris quando o estilista estava com 24 anos de idade, antes da criação da casa. Desde então, se tornou sinônimo de elegância e glamour. Givenchy se aposentou do mundo da moda em 1995, realizando um desfile de despedida para alguns amigos e principais clientes.

 Após sua aposentadoria, John Galliano, Alexander McQueen, Julien MacDonald e Riccardo Tisci ocuparam o posto de diretores artísticos da marca. Na primavera de 2017, Clare Waight Keller assumiu o cargo.

 Na manhã desta segunda-feira (12), a marca emitiu um comunicado, compartilhado nas redes sociais e lamentando sua morte.

 "A casa Givenchy está triste em comunicar a morte do fundador Hubert de Givenchy, a maior personalidade do mundo da alta-costura francesa e um cavalheiro que simbolizou a elegância parisiense por mais de meio século. Ele fará uma falta imensa".

Fonte:G1

Fiorentina homenageia Astori no 1º jogo após tragédia, e brasileiro garante vitória

Em uma cerimônia que emocionou jogadores e torcedores neste domingo no estádio Artemio Franchi, em Florença, a Fiorentina prestou homenagem ao zagueiro Davide Astori antes da partida contra o Benevento, pela 28ª rodada do Campeonato Italiano. O primeiro jogo do time após a morte do jogador, no último domingo. E coube exatamente ao substituto do capitão, o brasileiro Vitor Hugo, ex-Palmeiras, a honra de marcar o gol da vitória por 1 a 0.

Todos os jogadores da equipe de Florença entraram em campo para o aquecimento com o número 13 e o nome do companheiro às costas. No centro do gramado, outro tributo. Um bandeirão trazia os seguintes dizeres: ''Capitão para sempre''

Diante de um estádio lotado, mas praticamente em silêncio em respeito ao ex-capitão do time da casa, os jogadores das duas equipes se abraçaram no círculo central em homenagem a Astori durante um super respeitado minuto de silêncio. Que terminou com o lançamento de centenas de balões violetas e brancos, as cores da Fiorentina. Alguns jogadores da equipe da casa foram às lágrimas antes de a bola rolar.

No gramado, os atletas exibiram uma faixa com a frase "Ciao Davide", e crianças, com as camisas da Fiorentina e Cagliari, os dois times que decidiram aposentar a camisa 13, deram as mãos.

Aos 13 minutos do primeiro tempo, o jogo foi interrompido, com a exibição de um mosaico na arquibancada com a frase "Davide 13". Jogadores, árbitros e torcedores aplaudiram longamente, em nova homenagem a Astori.

Ex-Palmeiras, o zagueiro Vitor Hugo, que entrou no time titular com a ausência de Astori, marcou o único gol da partida, aos 25 minutos de jogo, ao subir bem mais alto que os marcadores e cabecear para baixo, sem defesa para o goleiro Puggioni. Na comemoração, o brasileiro foi à beira do campo e mostrou uma camisa com a foto do amigo. E fez continência, em reverência ao capitão morto.

Fonte:Reuters/Globoesporte.com

SANTARÉM:Estrutura danificada faz Defesa Civil interditar ponte sobre o igarapé do Urumari

Pedestres se arriscam ao passar pela ponte sobre o igarapé do Urumari, em Santarém (Foto: Geovane Brito/G1)
Pedestres se arriscam ao passar pela ponte sobre o igarapé do Urumari, em Santarém (Foto: Geovane Brito/G1)
Um problema de infraestrutura que se arrasta há anos ganhou um novo capítulo neste domingo (11) em Santarém, no oeste do Pará. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil interditou a ponte sobre o igarapé do Urumari, na Avenida Dom Frederico, que dá acesso aos bairros da grande área do Maicá.

De acordo com a avaliação técnica, a estrutura apresenta riscos aos motoristas que continuavam tentando passar pelo local, mesmo com as tábuas soltas e algumas quebradas. Apesar da interdição, pedestres e ciclistas estão liberados para passar pela ponte.

As péssimas condições das ruas próximas à ponte, que já tem a estrutura comprometida, foi alvo de reclamações e manifestações de moradores várias vezes. A situação ficou mais precária após as chuvas que começaram a cair sobre Santarém desde o fim de fevereiro. Dependendo do volume das águas o igarapé transborda e coloca em risco quem tenta passar pelo local.

 De acordo com a prefeitura de Santarém é necessário que haja compreensão de todos. As equipes trabalharão para solucionar o problema o quanto antes.

No dia 9 de fevereiro um caminhão carregado com sucata ficou com as rodas presas ao passar pela ponte. Em nota, a Secretaria Municipal de Infraestrutura informou que a equipe fez um levantamento do material para reparos e já tinha solicitado ao fornecedor. Ainda segundo a nota, semana que vem inicia a recuperação da ponte.

Fonte:G1

PA:Integrantes de movimento social protestam e bloqueiam acessos à barragem de Tucuruí

Integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) fecharam na manhã desta segunda-feira (12), a barragem de Tucuruí, no sudeste do estado. Segundo uma liderança do grupo, a manifestação seria por conta dos acordos que foram fechados e até hoje não foram cumpridos. Uma reunião iniciou no final do dia com uma representante do Ministério Público Federal (MPF) e do poder municipal para discutir os pedidos da categoria.

Com a barragem fechada, os acessos a Tucuruí e Novo Repartimento ficaram fechados. Por volta das 11h da manhã a barragem foi desbloqueada. A Polícia Militar esteve no local e na manifestação seguiu de forma pacífica.

Fonte:G1

Q400 da US-Bangla com 71 a bordo cai e deixa 50 mortos em aeroporto do Nepal

Um avião de passageiros caiu enquanto aterrissava no aeroporto de Katmandu, capital do Nepal, na manhã desta segunda-feira (12), deixando 50 mortos, de acordo com a Reuters e Associated Press. A aeronave da companhia aérea bengalesa US-Bangla transportava 67 passageiros e quatro tripulantes.

O general Gokul Bhandari, porta-voz do exército do Nepal, afirmou que o balanço de vítimas não está claro mas que 50 pessoas morreram no acidente, segundo a Associated Press. Responsáveis do Kathmandu Medical College, hospital mais próximo do aeroporto, disseram que estão atendendo 16 sobreviventes.

Não havia brasileiros entre os passageiros do voo que tinha saído de Dacca (capital de Bangladesh). Um porta-voz da aeronave da companhia aérea US-Bangla afirmou à Associated Press que 32 dos passageiros eram de Bangladesh, 33 do Nepal, um da China e um das Maldivas. A nacionalidade da tripulação não foi divulgada.

CAUSAS DO ACIDENTE
A BBC afirma que o avião, Bombardier Q400, caiu do lado leste da pista do aeroporto Tribhuvan e que a aeronave pousaria às 14h20 no horário local (5h30, em Brasília), citando informações do site de monitoramento aéreo FlightRadar24.

 As causas do acidente ainda são investigadas e ainda não está claro, segundo a Reuters, se o piloto acionou o sinal de socorro.

 O gerente-geral do aeroporto, Raj Kumar Chettri, afirmou à Reuters que momentos depois do avião conseguir autorização para pousar, o piloto comunicou à torre de comando que queria se dirigir à posição nordeste. Questionado se havia algum problema, ele negou.

O avião foi visto dando duas voltas na direção nordeste e o piloto foi novamente interrogado pela torre de comando. Mas ele voltou a negar qualquer problema.

Fonte:G1