terça-feira, 1 de agosto de 2023

TELEVISÃO: 15 anos da troca de afiliação entre TV Leste e TV dos Vales

Há exatamente 15 anos atrás, no dia 1° de agosto de 2008, uma troca de afiliação movimentava a televisão do Leste de Minas.

A TV Leste, no mesmo dia em que a emissora completava 23 anos de existência, encerrou 21 anos de parceria com a Globo e passou a ser afiliada da Rede Record (hoje RecordTV). De 1985 a 1987, a emissora já foi afiliada da Rede Manchete como TV Minas.

À meia-noite, durante a exibição do Jornal da Globo, que exibia uma reportagem da Lília Teles, onde a NASA constatava a existência de água no planeta Marte, quando foi subitamente interrompido por um comunicado da TV Leste.

Com cerca de 2 minutos de duração, o texto informava aos telespectadores os motivos pelos quais a TV Leste estava trocando de afiliação, reforçando pontos como a recusa da proposta de venda para a Rede InterTV, o apoio que a Record dava para uma programação que preservasse as suas características regionais, e também o fim de monopólios nas comunicações brasileiras, vendo na rede uma "Alternativa para a democratização da TV no Brasil".

Em seguida, foi colocado um slide com um cronômetro regressivo para às 06h45 (horário de Brasília), quando teve início a programação matinal da nova rede.

A TV dos Vales, antiga afiliada da Rede Record, que entrou no ar em 13 de julho de 2007, estreou como nova afiliada da TV Globo, com uma área de cobertura de 123 municípios e atende locais como Coronel Fabriciano, Ipatinga, Timóteo, Governador Valadares, Caratinga, etc.

Quase dois meses depois, 28 de setembro de 2008 a TV dos Vales passou a se chamar InterTV dos Vales, após fechar parceria com a Rede InterTV, que em Minas Gerais, já cobria o norte do estado através da InterTV Grande Minas, de Montes Claros.

LUCASRIO na Copa: Inglaterra e Dinamarca vencem e se classificam

Mais duas seleções estão classificadas para as oitavas de final da Copa do Mundo Feminina.

Pela última rodada da fase de grupos, a Inglaterra goleou e eliminou a China por 6 x 1 em Adelaide e ficou em primeiro lugar do Grupo D com 100% de aproveitamento.

Em três jogos, foram três vitórias e apenas um gol sofrido, que foi justamente contra as chinesas.

Alessia Russo, Lauren Hemp, Lauren James (2x), Chloe Kelly e Rachel Daly marcaram para as inglesas. Wang Shuang, de pênalti, marcou para as chinesas.

Quem ficou em segundo lugar foi a Dinamarca, que derrotou a seleção do Haiti por 2 x 0 em Perth. Pernille Harder, de pênalti e Sanne Troelsgaard Nielsen marcaram para as dinamarquesas.

LUCASRIO na Copa: Grupo E - Americanas sofrem, mas garantem a classificação; Holanda atropela o Vietnã e também avança

A atual campeã da Copa do Mundo Feminina, a seleção dos Estados Unidos sofreu, mas se classificou para as oitavas de final após ficar no empate com a seleção de Portugal em Auckland, na Nova Zelândia. O placar final foi 0 x 0.

As americanas ficaram em segundo lugar do Grupo E com cinco pontos (uma vitória e dois empates).

Quem ficou em primeiro lugar do grupo foi a Holanda, atual vice-campeã, que goleou o Vietnã por 7 x 0 em Dunedin.

Lieke Martens, Katja Snoeijs, Esmee Brugts (2x), Jill Roord (2x) e Daniëlle van de Donk marcaram os gols da vitória e da classificação da seleção holandesa.

As holandesas terminaram a fase de grupos com sete pontos (duas vitórias e um empate, que foi contra os Estados Unidos).

TELEVISÃO: A história da TV Tiradentes de Juiz de Fora, MG


No dia 1º de fevereiro de 1990, há mais de 33 anos, foi inaugurada a TV Tiradentes, sediada em Juiz de Fora, Minas Gerais. A emissora entrou no ar como afiliada ao SBT e seus estúdios funcionavam em um anexo do Colégio Pio XII, na Rua Oscar Vidal, 416, no Centro da cidade, junto a outros veículos do Sistema Regional de Comunicação, como a Rádio Juiz de Fora e o Diário Regional.

A emissora era sintonizada no canal 10 VHF e havia sido ocupado pela TV Industrial, emissora independente que funcionou entre 1964 e 1980, até ser vendida para a Rede Globo e tornar-se TV Globo Juiz de Fora (depois TV Panorama e hoje TV Integração Juiz de Fora), migrando para o canal 5.

A TV Tiradentes tinha a premissa de seguir uma programação inspirada no sucesso que a TV Industrial havia feito no passado. Para isso, Josino associou-se ao empresário Domingos Frias (que por sua vez era sócio da TV Planície, de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro). Juntos, eles foram responsáveis por uma grade local composta principalmente de telejornais e programas de auditório.

Logomarca da TV Tiradentes - Juiz de Fora, MG (1990-1999)

Devido a divergências internas, boa parte dos programas locais acabou sendo extinta e em 1994, a TV Tiradentes deixou o SBT e se afiliou à Rede Bandeirantes. Três anos depois, em julho de 1997, a emissora deixou a Band e passou a compor a Rede Record, que vinha se expandindo gradativamente pelo país.

Em 1999, em razão de problemas financeiros, o Sistema Regional de Comunicação vendeu a TV Tiradentes para os Diários Associados. A emissora então voltou a transmitir a programação do SBT e foi renomeada para TV Alterosa Zona da Mata, tornando-se a segunda filial da Rede Alterosa no interior mineiro.

Os novos proprietários também transferiram os estúdios da emissora para uma nova sede na Rua Rei Alberto, 79, também no Centro, onde passou a operar junto com uma sucursal do jornal Estado de Minas.

Atualmente, a TV Alterosa Zona da Mata produz os programas Café com TV, Alterosa Alerta e Jornal das 7, além de retransmitir os programas da capital mineira Belo Horizonte. A emissora é sintonizada apenas pelo canal digital 32 (10.1).

TELEVISÃO: EPTV Campinas (Globo) - Programação de sexta-feira, 1° de agosto de 1997

Confira a programação da EPTV Campinas, Canal 12, afiliada da Rede Globo da cidade de Campinas, interior de São Paulo, do dia 1° de agosto de 1997, sexta-feira.

Assim como a Rede Globo São Paulo, que usou por 15 anos, de 1995 a 2010, a EPTV encerrava a programação com a trilha Blue City, de Ry Cooder.

O Danilo Rodrigues, mais conhecido como Pedro Janov, chegou a postar o encerramento da programação da EPTV do dia 31 de julho de 1997, mas teve seu canal deletado no YouTube em julho de 2020.

06h10 Programa Ecumênico
06h15 Telecurso Profissionalizante
06h30 Telecurso 2000 - 2° Grau
06h45 Telecurso 2000 - 1° Grau
07h00 Bom Dia São Paulo
07h30 Bom Dia Brasil
08h30 Angélica
11h55 Os Trapalhões
12h25 Jornal Regional 1° Edição
12h55 Globo Esporte
13h15 Jornal Hoje
13h40 Vídeo Show
14h10 Vale a Pena Ver de Novo: A Viagem
15h20: Sessão da Tarde: Quero Ser Grande
17h20 Malhação
17h50 O Amor Está no Ar
18h45 Jornal Regional 2° Edição
19h00 Zazá
20h00 Jornal Nacional
20h35 A Indomada
21h40 Globo Repórter
22h30 Intercine
00h50 Jornal da Globo
01h25 Campeões de Bilheteria: Psicose 4 - A Revelação
03h00 Corujão: Rapaz Solitário
04h40 Dama de Ouro
05h25 O Mundo Mágico de Pingo