terça-feira, 1 de agosto de 2023

TELEVISÃO: A história da TV Tiradentes de Juiz de Fora, MG


No dia 1º de fevereiro de 1990, há mais de 33 anos, foi inaugurada a TV Tiradentes, sediada em Juiz de Fora, Minas Gerais. A emissora entrou no ar como afiliada ao SBT e seus estúdios funcionavam em um anexo do Colégio Pio XII, na Rua Oscar Vidal, 416, no Centro da cidade, junto a outros veículos do Sistema Regional de Comunicação, como a Rádio Juiz de Fora e o Diário Regional.

A emissora era sintonizada no canal 10 VHF e havia sido ocupado pela TV Industrial, emissora independente que funcionou entre 1964 e 1980, até ser vendida para a Rede Globo e tornar-se TV Globo Juiz de Fora (depois TV Panorama e hoje TV Integração Juiz de Fora), migrando para o canal 5.

A TV Tiradentes tinha a premissa de seguir uma programação inspirada no sucesso que a TV Industrial havia feito no passado. Para isso, Josino associou-se ao empresário Domingos Frias (que por sua vez era sócio da TV Planície, de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro). Juntos, eles foram responsáveis por uma grade local composta principalmente de telejornais e programas de auditório.

Logomarca da TV Tiradentes - Juiz de Fora, MG (1990-1999)

Devido a divergências internas, boa parte dos programas locais acabou sendo extinta e em 1994, a TV Tiradentes deixou o SBT e se afiliou à Rede Bandeirantes. Três anos depois, em julho de 1997, a emissora deixou a Band e passou a compor a Rede Record, que vinha se expandindo gradativamente pelo país.

Em 1999, em razão de problemas financeiros, o Sistema Regional de Comunicação vendeu a TV Tiradentes para os Diários Associados. A emissora então voltou a transmitir a programação do SBT e foi renomeada para TV Alterosa Zona da Mata, tornando-se a segunda filial da Rede Alterosa no interior mineiro.

Os novos proprietários também transferiram os estúdios da emissora para uma nova sede na Rua Rei Alberto, 79, também no Centro, onde passou a operar junto com uma sucursal do jornal Estado de Minas.

Atualmente, a TV Alterosa Zona da Mata produz os programas Café com TV, Alterosa Alerta e Jornal das 7, além de retransmitir os programas da capital mineira Belo Horizonte. A emissora é sintonizada apenas pelo canal digital 32 (10.1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário