quarta-feira, 8 de novembro de 2023

RÁDIO: Após 104 anos, Rádio Clube de Pernambuco, a mais antiga estação de rádio do Brasil, encerrará suas atividades

Na manhã de terça-feira (07), a Rádio Clube de Pernambuco, que opera no AM 720KHz, comunicou aos seus funcionários que a emissora encerrará suas atividades.

O transmissor será desligado às 23h59 (horário de Brasília) do dia 7 de dezembro. Até lá, a mais antiga estação de rádio do Brasil continuará transmitindo sua programação normalmente, tanto na internet quanto na frequência AM.

A Rádio Clube de Pernambuco foi fundada no dia 6 de abril de 1919 por um radiotelegrafista, Antônio Joaquim Pereira, que fez a primeira transmissão oficial em um estúdio improvisado na cidade de Recife, capital do estado de Pernambuco.

Em 1920, já sob a orientação de Oscar Moreira Pinto, a estação passou a transmitir de suas novas instalações na Avenida Cruz Cabugá, no bairro Santo Amaro.

Em fevereiro de 1923, a Rádio Clube passou a operar com um transmissor de 10 W, tendo sua abrangência aumentada para toda a área da capital pernambucana.

Em 1931, a Clube fez a primeira transmissão ao vivo no Norte-Nordeste de um jogo de futebol. Em 1934, a estação passou a ser dirigida pelo maestro Nelson Ferreira (1902-1976) e em 1950 inaugurou seu primeiro auditório, para 200 pessoas.

Dois anos depois, em 1952, a Rádio Clube de Pernambuco passou a pertencer aos Diários Associados de Assis Chateaubriand (1892-1968), responsável até então pelo jornal Diário de Pernambuco desde 1931, e no qual se juntaram vários outros veículos irmãos nos anos seguintes.

A estação passou pela chamada Era de Ouro do rádio brasileiro, como uma das grandes rádios nacional, chegando a ter um auditório próprio para 2 mil pessoas.

Em 2021, a estação foi considerada Patrimônio Cultural e Imaterial do Recife. Atualmente, a Rádio Clube de Pernambuco tinha na transmissão esportiva, o forte de sua programação.

A grade de programação conta com transmissões esportivas e com os programas: Manhã na Clube, Você Faz a Notícia, Momento Esportivo, Bate Bola, Boa Tarde Clube, Bola ao Centro, etc.

A estação pertence ao Grupo Diário de Pernambuco, que compõe a Rádio Clube FM 99.1, os jornais Aqui PE e Diário de Pernambuco, e o portal Pernambuco.com. Seus estúdios estão localizados ao lado da sede da TV Guararapes (Record), na Rua do Veiga, 600, bairro Santo Amaro, área central da capital.

Já seus transmissores estão no Manassu, próximo ao Reservatório de Duas Unas, no município de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana de Recife.

No dia 31 de agosto, a Rádio Pelotense da cidade de Pelotas (RS), encerrou suas atividades após o programa A Noite é Nossa, apresentado por Paulo Couto.

Inaugurada em 6 de junho de 1925, com 98 anos de existência, a Rádio Pelotense, que operava no AM 620KHz, era a mais antiga estação de rádio do estado do Rio Grande do Sul.

ESPORTE: Série B 2023 - Na luta pelo acesso à Série A do ano que vem, CRB vence a Chapecoense e Criciúma derrota o lanterna ABC

Na terça-feira (07), pela 35° rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o CRB derrotou a Chapecoense por 3 x 2 no Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL).

O CRB terminou a rodada na 10° posição com 53 pontos. Já a Chapecoense segue na zona rebaixamento e em 18° com 33 pontos.

E o Criciúma, que tem chances de acesso para Série A do ano que vem, venceu o já rebaixado ABC por 1 x 0 no Heriberto Hülse.

O atacante Éder marcou o único gol da partida, aos 25 minutos do primeiro tempo. O Tigre, que venceu o terceiro jogo seguido, assumiu, pelo número de vitórias, a vice-liderança com 60 pontos.

Além do Criciúma e do CRB, outros oito clubes também lutam pelo acesso, são eles:
  • Vitória
  • Juventude
  • Atlético-GO
  • Sport
  • Novorizontino
  • Mirassol
  • Guarani
  • Vila Nova

LUTO NO JORNALISMO: Morre aos 80 anos, João Leite Neto, segundo apresentador do Cidade Alerta

Faleceu na terça-feira (07) em Curitiba (PR), aos 80 anos, o jornalista João Leite Neto, segundo apresentador do Cidade Alerta.

O comunicador passou pelas três principais emissoras de TV do Brasil - Globo, Record e SBT.

Ele estava internado por um mês no Hospital Santa Cruz, na capital paranaense, para tratar um câncer que começou na vesícula. Neto sofreu uma parada cardíaca e não resistiu.

Nascido em Itaporanga, no interior de São Paulo, Neto se formou em jornalismo e começou a carreira como repórter da Rede Globo. A estreia na televisão aconteceu em 1970, sendo o primeiro repórter especial de São Paulo do Jornal Nacional, no qual permaneceu até 1979.

Em 1997, Neto assumiu o comando do Cidade Alerta, da Rede Record, substituindo Ney Gonçalves Dias, que foi para o Aqui Agora. Ele deixou no ano seguinte para se candidatar ao senado. Ele também comandou o Boletim de Ocorrências, em 1990.

No SBT, ele integrou a equipe do Aqui Agora entre 1991 e 1997. Em 2008, retornou como apresentador.

Nos últimos meses, ele dedicava o Milk News, canal no YouTube para comentários jornalísticos.

Neto também teve carreira política. Em 1978, foi eleito deputado estadual por São Paulo e disputou o senado duas vezes, em 1994 e em 1998. Durante o governo de Mário Covas (1930-2001), foi presidente da Companhia de Seguros do Estado de São Paulo.

LUTO: Morre em São Paulo, aos 29 anos, a influencer Luana Andrade, ex-Power Couple e assistente de palco do Domingo Legal

Faleceu na terça-feira (07) em São Paulo (SP), aos 29 anos, a influencer Luana Andrade, ex-Power Couple Brasil e assistente de palco do Domingo Legal, do SBT.

Ela teve complicações durante uma cirurgia de lipoaspiração realizada no Hospital São Luiz, unidade Itaim. Luana não resistiu a quatro paradas cardiorrespiratórias.

O Hospital São Luiz emitiu uma nota sobre a causa da morte de Luana:

“O Hospital São Luiz do Itaim informa que a paciente Luana Andrade foi internada, acompanhada por seus familiares, na tarde desta segunda-feira (6/11) na unidade para procedimento de lipoaspiração, realizado por cirurgião e anestesista particulares contratados pela família. Transcorridas aproximadamente duas horas e meia de cirurgia, a paciente apresentou intercorrência abrupta respiratória e teve uma parada cardíaca, sendo imediatamente reanimada pela equipe.

A cirurgia foi interrompida e a paciente, submetida a exames que constataram quadro de trombose maciça. Foi transferida para a UTI onde foi submetida a tratamento medicamentoso e hemodinâmico. Mesmo com todos os esforços da equipe do hospital, ela evoluiu desfavoravelmente e morreu por volta de 5h30 de hoje. A causa da morte foi embolia pulmonar maciça. O Hospital São Luiz do Itaim lamenta profundamente o óbito da paciente e se solidariza com a família.”

Nas redes sociais, o capixaba João Hadad, namorado de Luana, lamentou a morte da influencer:

"Estou dilacerado e vivendo o meu maior pesadelo. Uma parte de mim foi embora.

É com imenso pesar e, muita dor no coração, que eu me despeço da minha Luana, da minha princesa, da minha linda...

Foram dois anos ao seu lado e eu não tenho palavras para expressar o quanto eu fui feliz... Construímos uma história linda e vivemos nossos sonhos intensamente. Além de namorada, você é e sempre será uma parceira para além da vida, meu amor.

Hoje, está difícil entender os planos de Deus, e não sei quando e se algum dia irei processar a falta que você fará na minha vida e na vida de uma legião de pessoas que amavam a sua presença.

Você é a minha luz, princesa. Peço que continue olhando por mim e por todos nós aí de cima. Sempre te amarei, daqui até a eternidade!

Obrigado por tanto, você seguirá comigo até depois do fim. Eu te amo, eu te amo, eu te amo..."

Em nota, o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) lamentou a morte de Luana, que era assistente de palco do Domingo Legal:

“O SBT lamenta profundamente o falecimento da assistente de palco do Domingo Legal, Luana Andrade. Segundo informações de sua família, a morte foi decorrente de complicações durante uma cirurgia estética de lipoaspiração, realizada ontem no Hospital São Luiz, unidade Itaim”

Luana não resistiu a paradas cardiorrespiratórias. Luana Andrade Lopes tinha 29 anos e era natural de São Paulo (SP). Formada em publicidade e propaganda, era empresária, influenciadora, além de trabalhar como modelo fotográfica desde 2018”

Ela participou ainda da 6º edição do reality ‘Power Couple Brasil’ e era assistente de palco do “Domingo Legal” desde abril de 2023. O SBT, a equipe do “Domingo Legal” e toda a diretoria e demais colegas da emissora expressam grande tristeza pela partida de Luana e desejam força a seus amigos e familiares”

Celso Portiolli, apresentador do Domingo Legal, também lamentou a morte de Luana:

"Não dá pra acreditar. Estou arrasado com a partida precoce de Luana, nossa querida assistente de palco. Luana nos deixou aos 29 anos e sua falta será profundamente sentida. Enviamos nosso amor e força a todos os seus entes queridos neste momento difícil. Descanse em paz, Luana. Sua memória será eternamente preservada em nossos corações. Triste demais"

Natural de São Paulo, Luana Andrade era formada em publicidade e propaganda. Ela atuava como modelo e assistente de palco do programa Domingo Legal, do SBT.

No ano passado, Luana participou do reality Power Couple Brasil 6, da Record, ao lado do namorado, João Hadad.

Com mais de 290 mil seguidores no Instagram, ela compartilhava seu estilo de vida nas redes sociais, principalmente viagens, treinos e looks.

O corpo de Luana será cremado às 11h00 desta quarta-feira (08) no Cemitério Valle Dos Reis, em Taboão da Serra, Região Metropolitana de São Paulo.