terça-feira, 15 de agosto de 2023

Forte AF-91103

Viação Forte (Ananindeua-PA) - AF-91103
911 - Icuí-Ver-o-Peso
Ciferal GLS Bus - 1997/97
Volkswagen 16.180CO
Desenho: Mailson Amâncio
Alterações e Pintura: Lucas Welter

Forte AF-91103

Viação Forte (Ananindeua-PA) - AF-91103
911 - Icuí-Ver-o-Peso
Ciferal GLS Bus - 1997/97
Volkswagen 16.180CO
Desenho: Mailson Amâncio
Alterações e Pintura: Lucas Welter

LUCASRIO na Copa: Espanha faz história, elimina a Suécia e está na final da Copa do Mundo Feminina pela primeira vez

Pela semifinal, com três gols nos últimos dez minutos do segundo tempo, a Espanha levou a melhor, venceu a Suécia por 2 x 1 e está na final da Copa do Mundo Feminina pela primeira vez em sua história. A partida aconteceu no Eden Park em Auckland, na Nova Zelândia.

Aos 44 minutos da etapa final, a zagueira Olga Carmona, com assistência de Teresa Abelleira, marcou o gol da classificação histórica da seleção espanhola na competição.

As espanholas aguardam a definição da segunda finalista. A anfitriã Austrália encara a Inglaterra no Accor Stadium, em Sydney, para definir a adversária da Espanha.

NOTÍCIAS: Apagão deixa Pará sem energia elétrica; Semáforos apagados e acidente entre dois carros em Belém

Um apagão afetou cidades paraenses na manhã desta terça-feira (15). A falta de energia atingiu o funcionamento de semáforos e de serviços, incluindo espaços de lazer na capital Belém. Além do Pará, 24 estados e o Distrito Federal também ficaram sem luz por volta das 08h31. Apenas o estado de Roraima não foi afetado.

No Pará, moradores da Grande Belém, cidades do nordeste, sudoeste e sudeste do estado relataram estar sem energia elétrica e, com isso, há relatos também de falta de água. Segundo a concessionária, por volta das 10h30, o fornecimento começou a ser normalizado.

O Operador Nacional do Sistema (ONS) e o Ministério de Minas e Energia disseram que houve uma falha às 08h31 (horário de Brasília), mas não divulgaram a causa.

Nesta terça, 15 de agosto, é feriado no estado em celebração à Adesão do Pará à Independência do Brasil e serviços municipais e estaduais não estão funcionando, exceto os essenciais. Escolas municipais e estaduais estão sem aula.

Com isso, o movimento nas ruas e em cruzamentos é menos intenso na capital paraense. Mesmo assim, houve registro de um acidente entre dois carros, na Avenida Almirante Barroso com a Travessa Antônio Baena, por volta das 09h30.

Um dos carros chegou a capotar, mas por sorte, ninguém ficou ferido. Os motoristas envolvidos atribuíram a colisão ao não funcionamento do semáforo.

A Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) disse que há agentes orientando o trânsito nos principais cruzamentos.

Em Santarém, no oeste do estado, o fornecimento de energia foi interrompido por volta das 08h30 e foi reestabelecido três horas depois, por volta das 11h40 (horário de Brasília).

A Equatorial Energia confirmou a abrangência nacional e que, segundo houve atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, que consiste em um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema.

"Em todos os estados em que há concessão do Grupo (Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul), a normalização já foi iniciada. O Grupo segue acompanhando junto ao Operador Nacional do Sistema as providências para o restabelecimento integral das cargas e com equipes técnicas de prontidão em todas as suas bases nos estados".

NOTÍCIAS: Apagão atinge 25 estados e o Distrito Federal na manhã desta terça (15); Apenas o estado de Roraima não foi afetado

Um apagão afetou todas as regiões do Brasil na manhã desta terça-feira (15). 25 estados e o Distrito Federal foram afetados. Roraima, que fica na região Norte do país, foi o único estado que não foi afetado.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) identificou uma ocorrência às 8h31 da manhã desta terça-feira, que levou a uma "separação elétrica" no sistema interligado. Na prática, as regiões Norte e Nordeste do país foram desconectadas do Sul e Sudeste.

Com o incidente, o órgão realizou uma "ação controlada", ou seja, proposital, para evitar que o problema na rede se espalhasse.

Com a interrupção no fornecimento de energia, uma série de problemas foram registrados ao redor do país, tais como:
  • Problemas em linhas de metrô como São Paulo, Salvador e Belo Horizonte
  • Interrupção no fornecimento de água de algumas cidades do Brasil
  • Semáforos apagados em diversas regiões do país, o que geraram caos no trânsito
  • Escolas precisaram dispensar alunos mais cedo em algumas localidades
  • Comércios tiveram prejuízos
  • Hospital suspende consultas e exames

Em 11 de março de 1999, um grande apagão atingiu 50 milhões de pessoas em dez estados brasileiros das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal. A pane de energia elétrica acionou um sistema de segurança da Usina Hidrelétrica de Itaipu. O sistema paralisou as 16 turbinas da usina, deixando Paraguai sem luz.

Na tarde do dia 21 de janeiro de 2002, um apagão na região centro-sul causado pelo rompimento de um cabo entre a Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira e Araraquara deixou dez estados brasileiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal, sem energia elétrica por algumas horas.

Na noite do dia 10 de novembro de 2009, um apagão afetou 18 estados e algumas cidades do Paraguai, deixando quase 60 milhões de pessoas sem energia elétrica por seis horas.

O início do apagão se deu às 22h13 em uma subestação de Furnas, localizada no município de Itaberá, no estado de São Paulo. A causa foi uma falha tripla nos circuitos de 765KV em corrente alternada responsáveis pela transmissão da energia de Itaipu ocasionada, segundo o governo, pela queda de raios. O apagão afetou cidades de 18 estados.

O Paraguai ficou sem energia por cerca de 30 minutos, a partir das 21h13 (horário da capital Assunção).

Dados que mede o Sistema Integrado Nacional (SIN) do ONS mostram que o Brasil registrava 73.484,7 MW às 08h30 (horário de Brasília) em trajetória de alta, exatamente como acontece todas as manhãs. Mas, no minuto seguinte, às 08h31, a carga do sistema cai repentinamente cerca de 7%.

A perda de carga continua nos minutos seguintes até às 08h40, quando o sistema registra 54.383,7 MW, menor carga do dia.

Um minuto depois, a carga volta a subir gradativamente, mas às 09h30, a carga ainda não voltou ao patamar visto antes do apagão uma hora atrás. Ou seja, ainda há regiões do Brasil sem o restabelecimento do sistema elétrico.