terça-feira, 15 de agosto de 2023

NOTÍCIAS: Apagão deixa Pará sem energia elétrica; Semáforos apagados e acidente entre dois carros em Belém

Um apagão afetou cidades paraenses na manhã desta terça-feira (15). A falta de energia atingiu o funcionamento de semáforos e de serviços, incluindo espaços de lazer na capital Belém. Além do Pará, 24 estados e o Distrito Federal também ficaram sem luz por volta das 08h31. Apenas o estado de Roraima não foi afetado.

No Pará, moradores da Grande Belém, cidades do nordeste, sudoeste e sudeste do estado relataram estar sem energia elétrica e, com isso, há relatos também de falta de água. Segundo a concessionária, por volta das 10h30, o fornecimento começou a ser normalizado.

O Operador Nacional do Sistema (ONS) e o Ministério de Minas e Energia disseram que houve uma falha às 08h31 (horário de Brasília), mas não divulgaram a causa.

Nesta terça, 15 de agosto, é feriado no estado em celebração à Adesão do Pará à Independência do Brasil e serviços municipais e estaduais não estão funcionando, exceto os essenciais. Escolas municipais e estaduais estão sem aula.

Com isso, o movimento nas ruas e em cruzamentos é menos intenso na capital paraense. Mesmo assim, houve registro de um acidente entre dois carros, na Avenida Almirante Barroso com a Travessa Antônio Baena, por volta das 09h30.

Um dos carros chegou a capotar, mas por sorte, ninguém ficou ferido. Os motoristas envolvidos atribuíram a colisão ao não funcionamento do semáforo.

A Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) disse que há agentes orientando o trânsito nos principais cruzamentos.

Em Santarém, no oeste do estado, o fornecimento de energia foi interrompido por volta das 08h30 e foi reestabelecido três horas depois, por volta das 11h40 (horário de Brasília).

A Equatorial Energia confirmou a abrangência nacional e que, segundo houve atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, que consiste em um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema.

"Em todos os estados em que há concessão do Grupo (Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul), a normalização já foi iniciada. O Grupo segue acompanhando junto ao Operador Nacional do Sistema as providências para o restabelecimento integral das cargas e com equipes técnicas de prontidão em todas as suas bases nos estados".

Nenhum comentário:

Postar um comentário