quarta-feira, 1 de novembro de 2023

ESPORTE: Presidente da FIFA, Gianni Infantino, coloca Arábia Saudita como país-sede da Copa do Mundo de 2034

A Arábia Saudita será a sede da Copa do Mundo 2034. Quem disse foi o suíço-italiano Gianni Infantino, presidente da FIFA, em uma publicação nas redes sociais.

O dirigente celebrou as próximas três edições da Copa do Mundo, que terão partidas em dez países diferentes e citou a nação asiática, que é candidata única para receber a competição daqui a onze anos.

O anúncio de Infantino ocorreu horas depois que a Federação Internacional de Futebol (FIFA) anunciou o encerramento do processo para concorrência das sedes das Copas de 2030 e de 2034. No comunicado, a entidade não trata as candidaturas como vencedoras, mas apenas como únicas postulantes.

As decisões só serão oficializadas no próximo Congresso da FIFA, que será em maio do ano que vem, na Tailândia. Porém, os países concorrentes foram tratados por Infantino como sedes dos Mundiais. A única nação que cogitou concorrer com os sauditas pela Copa do Mundo 2034 foi a Austrália, que se retirou do processo.

A partir da próxima Copa do Mundo, que será em 2026 na América do Norte (Canadá, EUA e México), o torneio passará a contar com 48 seleções, que serão divididos em 12 grupos de quatro equipes cada.

Os dois primeiros colocados e os oito melhores terceiro colocados avançam para a fase eliminatória. A partir daí, as 32 seleções classificadas se enfrentam em mata-mata até a final.

As três próximas edições da Copa do Mundo

  • 2026 - Canadá, Estados Unidos e México (América do Norte)
  • 2030 - Os jogos de abertura serão no Uruguai, na Argentina e no Paraguai (América do Sul); O restante do torneio será na Espanha, em Portugal e no Marrocos
  • 2034 - Arábia Saudita

O Brasil, com cinco títulos (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002), é a única seleção que participa em todas as Copas do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário