domingo, 7 de setembro de 2025

OPINIÃO LUCASRIO #18: SBT segue sem afiliada no estado de Sergipe


O Opinião LUCASRIO deste domingo (07) é sobre a não transmissão da Copa do Nordeste em TV aberta para o estado de Sergipe. O motivo é o seguinte: O SBT segue sem afiliada no estado de Sergipe.

As afiliadas do SBT da região Nordeste transmitiram o jogo de volta da final da Copa do Nordeste entre Bahia e Confiança, realizado na tarde de sábado (06), na Arena Fonte Nova. O time de Rogério Ceni goleou o Dragão do Bairro Industrial por 5 a 0 e ficou com o pentacampeonato. O placar agregado foi 9 a 1 para o Esquadrão de Aço.

A partida foi transmitida para toda região Nordeste, menos para o estado de Sergipe, que não possui afiliada do SBT desde 2006. O jogo de ida, que teve vitória do Bahia por 4 a 1, também não foi transmitido em TV aberta para o estado.

Desde que a emissora assumiu a transmissão da Copa do Nordeste, em 2019, Sergipe é o único estado do Nordeste sem acesso aos jogos pela TV aberta. Enquanto os outros estados da região acompanham as partidas por meio de afiliadas locais, os sergipanos recebem apenas o sinal de São Paulo através de uma repetidora, sem exibição dos jogos do torneio.

Sem transmissão na TV aberta, os torcedores do Confiança tiveram que acompanhar a partida no rádio, ou recorrer a serviços pagos, como ESPN, o Premiere ou o streaming Disney+. Essas alternativas, porém, não são acessíveis a todos, o que frustrou grande parte da torcida em um momento tão marcante para o futebol local.

O SBT não tem afiliada no estado de Sergipe desde a saída da TV Atalaia. A emissora foi afiliada de 1986 a 2006, quando a emissora passou a transmitir a programação da Record, onde está até hoje.

O motivo pela mudança para a nova rede foi a falta de dedicação do jornalismo pelo SBT e as mudanças de horários da programação.

A situação, que já era ruim, se agravou quando o SBT mudou o horário da novela mexicana Rebelde para o mesmo horário do telejornal local. A TV Atalaia decidiu não renovar o contrato com a emissora do Silvio Santos.

Em 28 de junho, representantes da TV Atalaia e da Record firmaram o contrato de afiliação, em solenidade com coquetel realizado no Quality Hotel, em Aracaju. Em 17 de julho, a Atalaia passou a transmitir a programação da emissora do Bispo Edir Macedo.

Seis dias depois, a TV Pajuçara de Maceió (AL) deixou o SBT e se tornou afiliada da Record. O SBT só viria repor a afiliação perdida em 2007, quando a TV Alagoas (hoje TV Ponta Verde) deixou a Band e tornou-se sua afiliada em 12 de fevereiro.

Agora vem a pergunta: Até quando o SBT terá uma nova afiliada no estado de Sergipe?

Nenhum comentário:

Postar um comentário