sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

OPINIÃO LUCASRIO ESPECIAL: Retrospectiva 2023


O ano de 2023 está chegando ao fim e o LUCASRIO traz a Retrospectiva 2023, com uma série de eventos históricos no Brasil e no Mundo.

O ano foi marcado pela posse do atual presidente Lula, dos atos golpistas de 8 de janeiro, da inelegibilidade de Jair Bolsonaro, da implosão do submersível Titan, da guerra entre Israel e Hamas e da eleição de Javier Milei como presidente da Argentina.

2023 também foi marcado por tragédias como os deslizamentos e inundações no litoral de São Paulo, o ciclone extratropical que arrasou o estado do Rio Grande do Sul e o desabamento de um prédio em Paulista, Pernambuco.

O ano foi marcado pela seca histórica na Amazônia. O Rio Negro atingiu o menor nível da história e Manaus, capital do Amazonas, amanheceu encoberta de fumaça.

O apresentador Fausto Silva, o Faustão, passou por um transplante de coração no Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP).

Uma fã de Taylor Swift, Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, morreu durante o primeiro show da cantora no Rio de Janeiro (RJ). Ela teve exaustão térmica causada pelo calor. Na ocasião, a capital fluminense enfrentava uma onda de calor extremo.

Parte de uma mina 18 da Braskem se rompeu no Lago Mundaú, em Maceió, capital do estado de Alagoas. O rompimento ocorreu na tarde do dia 10 de dezembro.

No esporte, o ano foi marcado pela eliminação do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo Feminina. No Sub-20 e no Sub-17, o Brasil caiu nas quartas de final.

Na Argentina, o Uruguai conquistou a Copa do Mundo Sub-20 e na Indonésia, a Alemanha ficou com o título no Sub-17.

O Brasil sofreu três derrotas seguidas nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A Seleção Brasileira amargou a primeira derrota em casa na competição.

O São Paulo foi campeão da Copa do Brasil, o Fluminense conquistou a tão sonhada Libertadores e o Palmeiras ficou com o 12° título do Campeonato Brasileiro.

O Botafogo, que chegou a abrir 13 pontos de vantagem sobre o segundo colocado e liderar por 31 rodadas, ficou em quinto lugar no Brasileirão.

O Santos foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro pela primeira vez em seus 111 anos de história.

O Águia de Marabá fez história, derrotou o Remo nos pênaltis no Baenão e conquistou o Campeonato Paraense pela primeira vez.

O Amazonas, com apenas quatro anos de existência, conquistou o Campeonato Amazonense e a Série C do Campeonato Brasileiro.

O Fortaleza fez história, chegou à final da Copa Sul-Americana, mas quem ficou com o título foi a LDU, do Equador, que venceu nos pênaltis.

Em 2023, o Manchester City de Pep Guardiola conquistou a UEFA Champions League, a Supercopa da UEFA e o Mundial de Clubes da FIFA.

O Brasil quebrou recorde de medalhas nos Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos de Santiago, no Chile.

2023 foi um ano de muitas perdas como Glória Maria, Rita Lee, Palmirinha Onofre, Roberto Dinamite, Jeff Machado, Aracy Balabanian, Matthew Perry, Tina Turner, entre outros.

Em 2024, teremos os Jogos Olímpicos de Paris, as eleições municipais para prefeito e vereadores e as eleições presidenciais nos Estados Unidos.

O LUCASRIO deseja a todos um feliz ano novo e que 2024 seja um ano de grandes conquistas e realizações, de muita saúde e paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário