Amanhã (18), no Estádio Nacional de Lusail, pela Grande Final da Copa do Mundo da FIFA no Qatar, vamos conhecer a nova tricampeã do mundo. Argentina x França. Quem vai ficar com o Tri?
A França, atual campeã do mundo, apesar dos desfalques, que não tem Kanté, Pogba e Benzema, está em sua segunda final consecutiva e a seleção comandada por Didier Deschamps quer tentar fazer um feito que não acontece há 60 anos. Conquistar o segundo título consecutivo.
Se a França vencer, Didier Deschamps pode conquistar seu terceiro título com a seleção francesa. Lembrando que o mesmo já foi campeão em seu país como jogador em 1998 e bicampeão na Rússia como técnico em 2018.
A última seleção que conquistou dois títulos seguidos foi o Brasil, quando conquistou o bicampeonato no Chile em 1962. O Brasil já havia conquistado o primeiro título em 1958, na Suécia, país-sede e adversária do Brasil na Final. A Itália também conquistou dois títulos seguidos, 1934 em casa e 1938 na França.
Olivier Giroud fez história ao se tornar o maior artilheiro da história da seleção francesa durante a Copa do Qatar. Ele marcou 53 gols com a camisa dos Les Bleus, superando Thierry Henry com 51 gols.
Já a seleção argentina, atual campeã da Copa América, comandada por Lionel Scaloni e que conta com o maior artilheiro da história da seleção argentina, o atacante e capitão Lionel Messi, quer tentar acabar com o jejum de 36 anos sem títulos.
A última vez que os argentinos levantaram a taça foi em 1986, no México (o mesmo que marcou o Tri do Brasil em 1970), quando conquistou o bicampeonato. A seleção contava com o ídolo Diego Maradona (1960-2020).
Messi está em sua quinta Copa do Mundo, que começou em 2006, na Alemanha e chegou perto do título em 2014, aqui no Brasil. Quem ficou com o título foi a Alemanha, que repetiu a Final da Copa da Itália de 1990 e a vitória alemã foi na prorrogação.
Ele pode superar o alemão Lothar Matthäus como jogador com mais jogos em Copas se entrar em campo amanhã.
A Argentina quer tentar encerrar um jejum de 20 anos sem título sul-americano na Copa do Mundo. A última seleção sul-americana a conquistar o título mundial foi o Brasil com a conquista do Penta, em 2002, com uma campanha perfeita na Copa da Coreia do Sul/Japão. Em sua terceira final seguida na época, o Penta de 2002, que contava com Cafu, Rivaldo e Ronaldo, veio com 100% de aproveitamento, 7 vitórias em 7 jogos.
Antes de irem para a Final, na Fase de Grupos, as duas seleções terminaram em 1° Lugar, com 2 vitórias e 1 derrota e essas únicas derrotas foram zebras históricas.
Pelo Grupo C, a Argentina estreou com derrota e de virada para a Arábia Saudita pelo placar de 2 x 1.
E no Grupo D, a França que já estava classificada, Deschamps colocou reservas e perdeu para Tunísia por 1 x 0.
Vale lembrar que Messi e Mbappé jogam no mesmo clube, o Paris Saint-Germain (PSG), da França.
Nenhum comentário:
Postar um comentário