No ano de 1998, a capital do estado do Amazonas, Manaus, entrou para a história do transporte coletivo brasileiro. A cidade amazonense ficou conhecida por trazer vários ônibus urbanos equipados com Ar Condicionado. As empresas Eucatur - União Cascavel, Vitória Régia, TCA e Parintins foram as primeiras.
No Pará, na capital Belém, no mesmo ano, várias empresas de ônibus adquiriram micro-ônibus equipados com Ar Condicionado para as Linhas Executivas recém-criadas. Atualmente restam duas, o 445 - Pedreira-Lomas e o 912 - Castanheira-Iguatemi.
Em 1999, a Transportes Marituba - Transmab, de Marituba, na região metropolitana, recebeu os primeiros urbanos com Ar Condicionado. Tratam-se dos Marcopolo Torino 1999 Volkswagen 16.210CO Euro II. Inicialmente operaram nas linhas de Ananindeua, o que não duraram muito, eles foram para a linha 917 - D. Industrial-Ver-o-Peso.
Já em Santarém, no oeste do estado, no mesmo ano, a Empresa Iracema Ltda fez história. A empresa adquiriu os primeiros ônibus com Ar Condicionado da cidade do Baixo Amazonas.
Tratam-se do Marcopolo Torino 1999 Volkswagen 16.210CO Euro II, os mesmos da Transmab, mas com diferença das janelas, que usaram as que são usadas em São Paulo. Os prefixos eram 039922, 039923 e 039924. Ambos faziam a linha Maicá-Centro.
Mas não durou muito, o 23 e o 24 foram devolvidos para Maicá Diesel e com o fim da Iracema, o 22 ficou parado por alguns anos, com mudanças de endereço.
Um dos veículos da extinta Iracema foi para Garuvatur, que fica no estado de Santa Catarina.
Em 2000, a também extinta Viação Andorinha, que fazia a linha Tabocal-Centro, adquiriu dois Comil Svelto 1996 Scania F94HB, com prefixos 070006 e 070010. O 10 tinha diferença, pois era equipado com Ar Condicionado e ficou em operação na empresa até ir para Viação Borges em 2009, passando a ser o 070018.
Para substituir o Caio Alpha, em 2008/09, a Borges colocou o Marcopolo Torino 1999 com Ar Condicionado de motor Volkswagen 16.210CO Euro II. Vindo de empresa e estado desconhecidos, o prefixo dele era 070216, sendo que o veículo era 2001/01.
Em 2012, a Borges adquiriu três Marcopolo Torino 2007 Mercedes Benz OF-1418. Eram 101242, 101243 e 101244. Diferentemente do 42 e 42, o 44 era equipado com Ar Condicionado e operou a linha Alter do Chão até a Eixo Forte assumir a linha em 2015.
Em 2013, a empresa adquiriu mais dois com Ar Condicionado. Eram 100801 e 100838, de motor Mercedes Benz OF-1722M, ambos oriundos da Auto Viação Reginas do Rio de Janeiro.
No final de 2020, a JR Transportes (antiga Perpétuo Socorro Santarém), colocou em operação seis ônibus climatizados. Os prefixos eram 170608 - Caio Apache Vip I (2005/05) Mercedes Benz OF-1722M, 170906, 13 e 18 - Caio Apache Vip II (2008/09) Volkswagen 17.230EOD, 170914 e 15 - Neobus Mega 2006 (2008/08) Volkswagen 17.230EOD.
Infelizmente com os problemas financeiros da empresa, 4 dos seis ônibus com Ar Condicionado saíram de circulação e foram novamente pro estado onde saíram, Rio de Janeiro.
Os dois remanescentes, 170608 e 170918 permaneceram em circulação até o encerramento das atividades da empresa, em meados de 2021.
No ano passado, a empresa C C Souza Transporte adquiriu os dois primeiros ônibus climatizados. Tratam-se do 021116 e 021121, Caio Apache Vip II (2011/12) Mercedes Benz OF-1722M, ambos vindos da Transportes Mageli, do Rio de Janeiro.
E neste ano, a empresa colocou mais um climatizado em circulação. Trata-se do 021024, que é do mesmo modelo e chassi, mas de ano 2010/10. Ele passou pelas empresas Viação Serrana, do Espírito Santo e Nacional Transportes, de Belterra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário