domingo, 15 de janeiro de 2023

DESASTRE: Avião cai no Nepal com 72 pessoas a bordo

Nepal: O avião da companhia aérea nepalesa Yeti Airlines (YT691) caiu na manhã deste domingo (15) na cidade de Pokhara. A aeronave decolou da capital Katmandu e a queda ocorreu a poucos instantes do pouso no local do acidente. 72 pessoas, sendo 68 passageiros e quatro tripulantes, estavam a bordo, de acordo com a autoridade de aviação do Nepal.

Até o momento, 68 corpos das vítimas que estavam na aeronave que caiu já foram retirados do local do acidente fatal e infelizmente não há informações de sobreviventes.

É o acidente aéreo mais mortal no Nepal desde Março de 2018, quando o Bombardier Q400 da US-Bangla Airlines (BS211, S2-AGU) caiu durante o pouso no Aeroporto Internacional Tribhuvan, na capital Katmandu e explodiu em chamas, deixando 51 mortos e 22 feridos.

Os mais mortais desastres aéros no Nepal foram os voos Thai 311 (Airbus A310-300, HS-TID) e Pakistan International Airlines 268 (Airbus A300, AP-BCP), ambos ocorreram em 1992 e infelizmente não houve sobreviventes nos dois voos.

Vale lembrar que o Nepal está na lista dos Aeroportos mais perigosos do mundo por causa do Aeroporto Tenzing-Hillary, localizado em Lukla e só pode ser operado por bimotores ou por helicópteros. 

A União Europeia baniu as companhias aéreas nepalesas de seu espaço aéreo desde 2013, citando preocupações de segurança.

QUAL ERA O MODELO DO AVIÃO QUE CAIU?

Trata-se de um ATR 72-500, de matrícula 9N-ANC, que estava em operação desde Abril de 2019. O primeiro voo dele foi em Agosto de 2007 e já teve passagens pela indiana Kingfisher Airlines (VT-KAJ) e antes de ir para Yeti, passou pela tailandesa Nok Air (HS-DRD).


ÚLTIMO ACIDENTE FATAL DA YETI AIRLINES

Em 8 de Outubro de 2008, o voo 101 da mesma companhia aérea nepalesa, que era o De Havilland Canada DHC-6 Twin Otter, de matrícula 9N-AFE, que partiu da capital nepalesa, caiu quando se aproximava do Aeroporto Tenzing-Hillary, na cidade de Lukla.

Devido às más condições meteorológicas e do forte nevoeiro, a aeronave veio muito baixa e muito para a esquerda, o que causou a queda da aeronave perto da pista, pois o trem de pouso ficou preso em uma cerca perimetral no terreno do aeroporto. Dos 16 passageiros e 3 tripulantes, apenas o piloto sobreviveu no acidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário