Hoje é 8 de Março e é uma data muito especial e importante do calendário mundial, o Dia Internacional da Mulher. É um momento de reflexão sobre a luta e as conquistas das mulheres, principalmente por igualdade e respeito ao longo da história.
Entre o fim de século XIX e início do século XX, crescia principalmente na Europa e nos Estados Unidos, a atividade de movimentos feministas que reivindicam o direito a voto e melhores condições de trabalho.
Uma das primeiras grandes manifestações pelos direitos das mulheres aconteceu no dia 26 de fevereiro de 1909, em Nova York, nos Estados Unidos. Cerca de 15 mil mulheres fizeram uma passeata pelas ruas da cidade reivindicando condições melhores de trabalho. Nessa época, elas ficavam até 16 horas por dia no trabalho, seis dias por semana. Esse teria sido o primeiro Dia Nacional da Mulher nos Estados Unidos.
Dois anos depois, em 25 março de 1911, ocorreu um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist Company, em Nova York, que resultou na morte de 146 trabalhadores, a maioria eram 125 mulheres. O trágico desastre escancarou às péssimas condições às quais mulheres estavam submetidas, o que contribuiu para as normas de segurança mais rígidas.
No dia 8 de Março de 1917, há exatos 106 anos, um grupo de operárias saiu às ruas para protestarem contra a fome e a Primeira Guerra Mundial. Elas foram fortemente repreendidas e o episódio acabou dando início à Revolução Russa, o que culminaria regime socialista soviético.
Desde então, o movimento internacional socialista adotou a data como o Dia Internacional da Mulher e as comemorações passaram a ser realizadas em vários países do mundo, principalmente aqui no Brasil.
A Organização das Nações Unidas, a ONU, declarou 1975 como o "Ano Internacional da Mulher" e foi partir desse ano que o 8 de Março foi oficializado como o Dia Internacional da Mulher para celebrar suas conquistas sociais e políticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário