Pra quem não sabe, vivi 25 anos em Belém do Pará, entre o final da adolescência e a idade madura. E, mesmo tendo tentado participar e compreender o máximo que podia sobre a história daquela cidade, jamais havia ouvido falar nos ônibus Zeppelin que circularam pela cidade, lá por 1957.
Pois bem, vasculhando outro assunto na internet me deparei com essas duas imagens, capturadas dos arquivos da antiga revista LIFE.
A primeira delas, em cores, registra um dos (ou o único?) Zeppelin da Viação Triunfo sob um dos "clippers" da Av. 16 de Novembro, em frente ao cais do Ver-o-Peso.
Construído sobre o chassi de um caminhão White, sua carroceria era feita de perfis de madeira e "folha de flandres" (zinco) e era chamado na época de "dirigível".
Na foto, credita-se erroneamente tratar-se de um posto de gasolina mas qualquer belenense da época sabe que os "clippers" eram os antigos pontos de bonde (depois ônibus) que se espalhavam ao longo do Boulevard Castilhos França e a já citada 16 de Novembro.
Eu mesmo, ainda ali por 1971, peguei muito ônibus num deles, exatamente o que ficava em frente à Rua João Alfredo - um dos últimos a serem demolidos.
A outra em preto e branco é um registro bucólico da famosa "chuva das duas da tarde" (aposto!), que fazia parte do folclore da cidade até meados da década de 70.
Hoje, com as alterações climáticas em curso, até isso desapareceu....
Detalhe interessante, a carrocinha do leiteiro (normalmente portugueses proprietários de "vacarias") que faziam as entregas domésticas das garrafas de leite no início da manhã e no início da tarde (daí a chuva...) Salvo engano, na confluência da atual Av. Governador José Malcher (antiga São Jerônimo) e a Alcindo Cacela (ex- 22 de junho).
O casarão à esquerda não me deixa dúvidas, pertencia aos tios da...Fafá de Belém !
Mais uma, desta vez em frente ao mercado de São Brás, sentido Av. Almirante Barroso (na época Tito Franco), a chuva sempre presente...
Outro dado interessante registrado na foto, são as enormes mangueiras que ainda perfilam muitas avenidas centrais da cidade, solução natural para combate ao forte calor amazônico.
e encerramos com este ônibus Zeppelin da Viação Sul Americana.
Pois é, vivendo, aprendendo e recordando...
Nenhum comentário:
Postar um comentário