segunda-feira, 23 de outubro de 2023

NOTÍCIAS: Rio de Janeiro - Caos na Zona Oeste; 35 ônibus e 1 trem incendiados após sobrinho do miliciano Zinho ser morto pela polícia; BRT interrompido

A morte de um miliciano provocou um maior caos na Zona Oeste do Rio de Janeiro na tarde / noite desta segunda-feira (23). Pelo menos 35 ônibus e 1 trem foram queimados a mando de criminosos na região, no que já é o dia com mais coletivos incendiados na história da cidade, de acordo com o Rio Ônibus.

Entre os ônibus incendiados nesta segunda-feira (23), 20 eram da operação municipal, cinco do BRT e outros de turismo e fretamento.

Outros veículos e pneus também foram queimados, fechando diversas vias em bairros da cidade como Campo Grande, Santa Cruz, Paciência, Guaratiba, Sepetiba, Cosmos, Recreio, Inhoaíba, Barra, Tanque e Campinho.

Pelo menos doze suspeitos de ataques a ônibus foram levados para a 35ª DP, no bairro Campo Grande.

Passageiros tiveram que deixar alguns dos coletivos às pressas momentos antes dos criminosos atearem fogo aos veículos.

Os ataques são em represália à morte do sobrinho do chefe da milícia Zinho, na comunidade Três Pontes. Matheus da Silva Rezende, conhecido como Teteu e Faustão, era apontado como o número 2 na hierarquia da milícia comandada pelo tio e foi morto durante uma troca de tiros com a Polícia Civil.

No mesmo tiroteio, um menino de 10 anos foi atingido de raspão, segundo familiares. Ele foi levado para a UPA de Paciência e foi liberado após o atendimento.

O governador do estado, Cláudio Castro (PL), parabenizou a Polícia Civil pela operação contra o crime organizado.

"Não vamos parar. Nossas ações para asfixiar o crime organizado têm trazido resultados diários", afirmou Castro. "Além do parentesco com o criminoso, ele atuava como 'homem de guerra' do grupo paramilitar, sendo o principal responsável pelas guerras por territórios que aterrorizam moradores no Rio. O crime organizado que não ouse desafiar o poder do Estado!"

Segundo a MobiRio, empresa pública que opera o sistema BRT do Rio de Janeiro, no corredor Transoeste estavam circulando, por volta das 16h00 (horário de Brasília), apenas as linhas 13 (Alvorada x Mato Alto - Expressso), 25 (Alvorada x Mato Alto - Parador) e 22 (Jd. Oceânico x Alvorada - Parador).

O Centro de Operações Rio (COR-Rio), informou que o primeiro ônibus que pegou fogo, estava na Rua Felipe Cardoso, na altura do BRT Cajueiros, no bairro Santa Cruz.

Matheus da Silva Rezende, de 24 anos, mais conhecido como Faustão, foi morto após ser baleado em uma troca de tiros com agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE) e da Polinter. O miliciano é o terceiro da família a morrer em confrontos com a Polícia Civil do Rio.

Em 2017, outro tio dele, Carlos Alexandre da Silva Braga, o Carlinhos Três Pontes, morreu em operação da Delegacia de Homicídios da Capital.

Quatro anos depois, em 2021, mais um tio, Wellington da Silva Braga, mais conhecido como Ecko, morreu depois de reagir à prisão em uma casa em Paciência, na Zona Oeste.

Depois disso, seu irmão, Luis Antônio da Silva Braga, mais conhecido como Zinho, assumiu a maior milícia do Rio do Janeiro.

OBS: Não confunda com outro Faustão, o apresentador Fausto Silva, de 73 anos, que apresentou os programas Perdidos na Noite, Domingão do Faustão e Faustão na Band.

ESPORTE: Brasileirão 2023 - Presidente do STJD nega liminar ao Botafogo e jogo contra o Fortaleza no Castelão segue adiado

O Botafogo tentou, entrou com mandado de garantia no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), mas o presidente do tribunal, José Perdiz, não concedeu a liminar a favor do clube carioca.

O Alvinegro tentava manter a partida contra o Fortaleza para esta terça-feira (24), no Castelão, na capital cearense, mas ela segue adiada. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda vai determinar nova data para a partida.

Com o adiamento mantido, o Glorioso só vai voltar a entrar em campo no próximo domingo (29), quando encara o Cuiabá no Estádio Nilton Santos, pela 30° rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Já o Leão do Pici, encara no sábado (28), a LDU (EQU), pela grande final da Copa Sul-Americana, que será em Maldonado, no Uruguai.

O Fortaleza, comandado pelo argentino Juan Pablo Vojvoda, busca o primeiro título internacional, o que pode ser inédito para a região Nordeste.

ESPORTE: Brasileirão 2023 - Botafogo vai ao STJD e segue programação para garantir jogo contra o Fortaleza na terça-feira (24), no Castelão

O líder do Brasileirão 2023, o Botafogo, entrou com mandado de garantia no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) no início da manhã desta segunda-feira (23). A medida tenta manter a partida contra o Fortaleza para esta terça-feira (24), na capital cearense. A CBF, porém, determinou adiamento da partida.

O caso está nas mãos de José Perdiz, presidente o STJD. O pedido de mandado de garantia é similar ao mandado de segurança na Justiça comum, com objetivo de conceder aos tribunais desportivos poderes para expedir ordens urgentes contra uma decisão. No caso, a da Confederação Brasileira de Futebol, a CBF.

O Glorioso mantém a programação como se fosse entrar em campo na próxima terça-feira, às 19h30, contra o Fortaleza no Castelão. Os jogadores alvinegros treinam nesta manhã no centro de treinamento do clube, no bairro Camorim, na zona oeste do Rio de Janeiro.

A atividade é focada na preparação para enfrentar o Leão do Pici. Depois do treinamento, o elenco irá almoçar e tem o planejamento de embarcar para Fortaleza, no Ceará, às 15h00 (horário de Brasília).

Em nota na noite de domingo (22), o clube carioca pediu à CBF que volte atrás na decisão de adiar o jogo contra o Fortaleza, pela 29° rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, que aconteceria na próxima terça-feira (24).

A decisão de adiar a partida foi tomada pela CBF por causa da suspensão do jogo anterior entre o Alvinegro e o Athletico-PR, que aconteceu na noite de sábado (21). Com interrupção parcial de luz no estádio Nilton Santos, a partida teve de ser retomada na tarde de domingo (22), de portões fechados, de modo que não seria possível atender ao intervalo mínimo de tempo entre os jogos previsto no regulamento de competições.

O jogo terminou empatado em 1 x 1 e a vantagem para o segundo colocado, que é o Red Bull Bragantino, caiu para sete pontos.

ESPORTE: Brasileirão 2023 - CBF adia jogo entre Fortaleza x Botafogo

O jogo entre Fortaleza x Botafogo, válido pela 29° rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, que iria acontecer nesta terça-feira (24), às 19h, no Castelão, foi adiado.

O motivo do adiamento da partida foi por conta da suspensão da partida entre Botafogo x Athletico-PR na noite do último sábado (21) no Estádio Nilton Santos, devido a falta de energia.

"Em razão da complementação da partida entre Botafogo e Athletico-PR na tarde deste domingo, será necessário o adiamento do jogo entre Fortaleza e Botafogo, marcado originalmente para terça-feira (24), pela 29ª Rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, para respeitar o intervalo de 66h (sessenta e seis horas) na forma do artigo 26 do RGC. A nova data da partida entre Fortaleza e Botafogo será oportunamente divulgada pela CBF", afirmou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em uma nota oficial.

Na tarde de domingo (22), os dois times voltaram a entrar em campo, mas sem a presença do público por conta do Clássico dos Milhões, Flamengo x Vasco, que aconteceu no Maracanã.

O Glorioso ficou no empate em 1 x 1 com o Furacão e a vantagem para o segundo colocado diminuiu para sete pontos por conta da vitória do Red Bull Bragantino sobre o Fluminense.

No sábado (28), o Fortaleza encara a LDU (EQU), pela grande final da Copa Sul-Americana, que será em Maldonado, no Uruguai. A final será decidida em jogo único.

O Leão do Pici busca o primeiro título internacional, que pode ser inédito para a região Nordeste, enquanto o time equatoriano luta pelo bicampeonato.

NOTÍCIAS: São Paulo - Ataque a tiros em uma escola estadual na Zona Leste deixa uma aluna morta e outras três pessoas feridas; adolescente foi detido

Uma aluna foi morta e outras três pessoas ficaram feridas após um ataque a tiros dentro da Escola Estadual Sapopemba, no bairro Jardim Sapopemba, na Zona Leste de São Paulo, na manhã desta segunda-feira (23).

A informação foi confirmada pelo governo de São Paulo, por meio de uma nota, veja:

"Durante o ataque a tiros, três alunos foram atingidos. Uma aluna morreu e outros três feridos foram encaminhados ao Hospital Geral de Sapopemba, sendo um deles que se machucou ao tentar fugir durante o ataque. A Polícia Militar foi acionada e apreendeu o autor dos disparos e a arma utilizada por ele. Mais informações sobre o estado de saúde das vítimas e investigação do ataque serão divulgadas em breve."

Segundo a Secretaria da Segurança Pública, um adolescente de 15 anos entrou armado e efetuou os disparos.

Os feridos foram levados para o pronto-socorro do Hospital Estadual de Sapopemba, na Vila Sapopemba. Uma das vítimas sofreu ferimento na cabeça e infelizmente não resistiu aos ferimentos. Outras duas foram atingidas no tórax e na clavícula. E um quarto aluno machucou a mão em vidro ao fugir do ataque.

Ainda por meio de nota, a gestão estadual lamentou o ocorrido e disse que a prioridade é prestar atendimento aos familiares das vítimas.

"O governo de SP lamenta profundamente e se solidariza com as famílias das vítimas do ataque ocorrido na manhã desta segunda-feira (23) na Escola Estadual Sapopemba. Nesse momento, a prioridade é o atendimento às vítimas e apoio psicológico aos alunos, profissionais da educação e familiares."

O ataque da manhã desta segunda-feira (23) foi o segundo caso registrado na capital paulista em 2023.

No dia 27 de março, uma professora, Elisabete Tenreiro, de 71 anos morreu e quatro pessoas ficaram feridas após serem atacadas com faca por um aluno do oitavo ano da Escola Estadual Thomazia Montoro, no bairro Ferreira, na Zona Oeste de São Paulo. O agressor, de 13 anos, foi desarmado e levado para uma unidade da Fundação Casa.

ESPORTE: Série D 2024 - Definidos todos os times; Mixto é tricampeão da Copa FMF

Já estão definidos todos os times que vão disputar a Série D do Campeonato Brasileiro de 2024.

Trata-se do Mixto Esporte Clube, tradicional time de Mato Grosso, fundado em 20 de maio de 1934, com 89 anos de existência, que conquistou a Copa FMF pela terceira vez após empatar com o Cuiabá por 3 x 3, que aconteceu no domingo (22), no Estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha.

Lembrando que o Cuiabá está na Série A desde 2021. Nesta temporada, o Dourado está na 11° posição com 37 pontos e luta não só por uma vaga na fase de grupos da Copa Sul-Americana, mas também na fase preliminar da CONMEBOL Libertadores.

C C Souza 021403


C C Souza Transporte (Santarém-PA) - 021403
01 - Área Verde
Marcopolo Torino 2014 - 2014/14 - PMG-2227
Mercedes-Benz OF-1721 BT5
Fotos: Lucas Welter - 21/10/2023

C C Souza 021510


C C Souza Transporte (Santarém-PA) - 021510
N. República - Rodagem - Vitória Régia
Marcopolo Torino 2014 - 2015/16 - KWW8H94
Mercedes-Benz OF-1721 BT5
Fotos: Lucas Welter - 21/10/2023

C C Souza 021523


C C Souza Transporte (Santarém-PA) - 021523
N. República - Rodagem - Vitória Régia
Marcopolo Torino 2014 - 2015/16 - KWW8H96
Mercedes-Benz OF-1721 BT5
Fotos: Lucas Welter - 21/10/2023

LUCASRIO nas Eleições: Sergio Massa e Javier Milei vão disputar o segundo turno na Argentina; Massa ficou em primeiro lugar e Milei, em segundo

Sergio Massa, o candidato da coligação governista e atual ministro da Economia da Argentina, terminou na frente no primeiro turno das eleições do país, que aconteceu no domingo (22). Massa não era o favorito e o resultado é considerado surpreendente.

Massa vai concorrer no segundo turno da disputa presidencial, marcado para o dia 19 de novembro, com Javier Milei, candidato populista que se define como libertário e que em agosto, ele havia vencido a votação das primárias.

O resultado da votação dos dois candidatos mais bem colocados no primeiro turno das eleições presidenciais foi:
  • Sergio Massa (FR, Unión por la Patria) - 36,68% - 9,6 milhões de votos
  • Javier Milei (PL, La Libertad Avanza) - 29,98% - 7,8 milhões de votos

Na Argentina, as regras facilitam vitórias em primeiro turno. Desde que as regras eleitorais atuais foram implementadas em 1994, só houve segundo turno duas vezes.

No Brasil, apenas Fernando Henrique Cardoso (PSDB) venceu no primeiro turno das eleições presidenciais. Foi eleito em 1994 e reeleito em 1998, derrotando Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que hoje está no terceiro mandato como presidente da república.

Em uma delas, em 2003, um dos candidatos, Carlos Menem (1930-2021), que foi presidente da Argentina de 1989 a 1999, abandonou a corrida e o outro foi eleito mesmo sem uma votação. Os argentinos só votaram em segundo turno 12 anos depois, em 2015, quando elegeram Mauricio Macri.

Javier Milei era o favorito para vencer o primeiro turno nas eleições presidenciais porque ele havia sido o vencedor das primárias, a votação em que as coligações políticas escolhem seus candidatos. A coligação de Massa havia ficado em terceiro lugar nas primárias, atrás de Patricia Bullrich.

Além dos dois finalistas, havia outros três candidatos na votação, confira:
  • Patricia Bullrich (PRO, Juntos por el Cambio) - 23,83%
  • Juan Schiaretti (PJ, Hacemos por Nuestro País) - 6,78%
  • Myram Bregman (PTS, Frente de Izquierda y de Trabajadores - Unidad) - 2,70%

Os eleitores desses três outros candidatos vão ser decisivos para o resultado final dessas eleições presidenciais.