sábado, 30 de dezembro de 2017

Gontijo 12710


Empresa Gontijo de Transportes(Belo Horizonte-MG) - 12710
Marcopolo Paradiso G6 1200 - 2007
Scania K420
Foto:Filipe Lima
Desenho:Antônio José de Vasconcelos Júnior
Alterações e Pintura:Lucas Welter

Retrospectiva 2017: A despedida do jornalista com mais tempo na televisão

2017 também foi de despedida na televisão:

Em Houston, no Texas(Estados Unidos), o jornalista americano Dave Ward da KTRK-TV 13(ABC) se despediu do seu telejornal local ABC 13 Eyewitness News pela última vez,no dia 3 de Maio de 2017. Ward falava "Good Evening, Friends" na abertura do telejornal.

Ward, nascido em 1939, estava no jornalismo da KTRK-TV desde 1966 e é o mais antigo apresentador do telejornal da história.

A emissora de Houston vai marcar para história do jornalismo local.

Ward teve companheiros como Marvin Zindler(Action 13/1921-2007), Bob Allen(1946-2016), Ed Brandon, Shara Fryer e Gina Gaston.

Retrospectiva 2017: As mortes que marcaram 2017

E antes de encerrar a Retrospectiva, vamos com os protagonistas que nos deixaram em 2017:

Marcelo Rezende
Jorge Bastos Moreno
Artur Almeida
Paulo Silvino
Belchior
Jerry Adriani
Hugh Hefner
David Cassidy
Teori Zavascki
Marisa Letícia
Waldir Peres
Márcia Cabrita
Russo
Eva Todor
Ana Maria Nascimento e Silva
João Elias
Rogéria
Nelson Xavier
Luiz Melodia
Almir Guineto
Kid Vinil
Heloísa Faissol
Vic Militello
Antônio Pedro de Souza
Jerry Lewis
Chester Bennington
Al Jarreau
Jeanne Moreau
Roger Moore
John Hurt
Jim Vance(WRC-TV Washington - NBC)
Antônio Cândido
Eliza Clívia
Adam West
Eduardo Portella
Carlos Chagas

Retrospectiva 2017: Massacre em Las Vegas, Rebeliões e mais violência

A violência ultrapassa todos os limites. Assusta, abate. Difícil explicar: por quê?

 Era só um show, mas, em minutos, é o maior massacre dos Estados Unidos. Tudo planejado por um só homem: as armas, o hotel, a janela do quarto.

 A escalada da violência cruza fronteiras. Os olhos do mundo se voltam para os presídios do Norte e Nordeste. O Brasil vive mais um ano de terror no sistema penitenciário.

 Como retomar a vida? Talvez a gente possa agir como o professor, que leva alento às crianças durante tiroteios no Rio de Janeiro.

Fonte: G1/Globo

Retrospectiva 2017: Cientistas e idéias revolucionárias

Robot cidadã, carro voador, luz sem energia elétrica. Parecia ficção, mas era tudo real. Cientistas e suas ideias revolucionárias brilharam em 2017. Mas quando vão descobrir a solução para problemas que nos ameaçam há séculos?

 Resultados positivos nos primeiros testes de uma vacina contra o vírus da zika. Em 2017, diminuiu a transmissão de zika, dengue e chicungunha. Baixar a guarda? Nem pensar. A ameaça da febre amarela encheu os postos. Matou não só gente, mas também o bicho que dá o alerta da doença.

 Explosão de ataques a computadores do mundo inteiro. Um britânico deteve os piratas da internet e virou herói.

 A ciência vê pistas de tumores malignos em exames de sangue e uma planta venenosa, encontrada no Nordeste, é a nova esperança contra a Aids. O futuro já começou. O comprimido digital avisa se o paciente tomou mesmo o remédio.

Fonte: G1/Globo

Retrospectiva 2017: Paz e força em rituais religiosos

A fé em tempos de crise: acreditar pode ser o caminho para um mundo melhor? Em 2017, buscamos paz e força nos mais surpreendentes rituais.

 Quinhentos anos de Igreja Protestante: as tradições se renovam e mudam a história. O monge alemão Martin Lutero foi lembrando e os fiéis do mundo inteiro comemoraram os 500 anos da Revolução Protestante.

 O Papa Francisco deu bronca nos fiéis na Praça São Pedro. Ele disse que fica triste quando vê as pessoas com celulares tirando fotos no meio das orações e lembrou: “A missa não é espetáculo”. E abriu as portas do Vaticano aos mais necessitados: 1,5 mil pessoas carentes almoçaram com o Papa Francisco no primeiro dia mundial do pobre.

 Cem anos depois da aparição de Nossa Senhora de Fátima, os pastorinhos Francisco e Jacinta viraram santos e o milagre deles foi uma cura inexplicável para a ciência.

Fonte: G1/Globo

Retrospectiva 2017: Animais se tornaram personagens frequentes

Num mundo cada vez mais cheio de disputas e conflitos. Só os animais conseguem ganhar espaço e agradar. Os bichos se tornaram personagens frequentes no noticiário, nos bons e nos maus momentos.

 As pessoas se uniram para salvar as baleias. Muitas encalharam nas praias do país este ano. A ursa parda, no calor do Piauí. Marsha acabou mudando de endereço. Em Sergipe, o cavalo foi parar atrás das grades.

Fonte: G1/Globo

Retrospectiva 2017: Uma Nova Europa

No cenário marcado por antigas rivalidades, o velho continente buscou um novo caminho. Sem medo de enfrentar as ameaças e os extremistas, uma nova Europa nasceu em 2017.

 Sessenta anos de uma grande ousadia: a União Europeia. Num mundo que insiste em erguer muros, 27 líderes renovaram em Roma o sonho de paz e prosperidade. E Londres, cada vez mais longe de Roma, preparou uma longa e melancólica despedida.

 Mais uma vez, o velho continente estremeceu com tantos atentados: Londres, Manchester, Istambul, São Petersburgo, Estocolmo. A dor também uniu o povo da Catalunha. Barcelona, 17 de agosto, uma van avança sobre pedestres nas Ramblas.

 Mas a prova de fogo da democracia espanhola foi política. Na Catalunha, um milhão de manifestantes separatistas. Madri contra Barcelona. O governo central declarou o pleito ilegal.

Fonte: G1/Globo

Retrospectiva 2017: Assassinatos de PMs no Rio, Tragédia no Colégio em Goiás e Incêndio em Janaúba

o ano de 2017 foi assustador na história do Rio de Janeiro:


132 PMs foram assassinados em assaltos e tiroteios no Rio, Duque de Caxias, Niterói, etc.

assassinaram a estudante Maria Eduarda, o bebê Artur faleceu vítima de hemorragia após ser baleado junto com a mulher grávida e várias vítimas de bala perdida.

Mais de 50 bandidos invadiram o complexo da Rocinha. quase mil militares do Exército, Marinha e Aeronáutica estavam na comunidade.

Em Goiás, no Colégio Goyasses houve tragédia com o estudante que atirou 6 alunos, 2 foram mortos e 4 feridos.

Em Janaúba(Minas Gerais), o vigia da creche colocou fogo e matou 12 pessoas, incluindo a professora Heley que tentou salvar a vida de crianças.

Retrospectiva 2017: Polêmica no Oscar

Polêmica na cerimômia de premiação de Melhor Filme, o anúncio do vencedor foi La La Land, mas não é. O Produtor foi corrigir o erro e o vencedor foi Moonlight.

Retrospectiva 2017: Esporte

O Esporte foi o ano histórico para os brasileiros, tristeza para os italianos e os holandeses:

O Grêmio conseguiu o Tri na Taça Libertadores, derrotou o Lanus(Argentina) por 1 a 0 no jogo de Ida em Porto Alegre e 2 a 1 no jogo de Volta, na Argentina.

O Cruzeiro conquistou a 5° Copa do Brasil ao vencer Flamengo nos pênaltis por 5 a 3, A última foi em 2003 ao derrotar o mesmo time.

O Brasil garantiu a Copa de 2018 e o Primeiro Lugar nas eliminatórias, a Argentina lutou até a última rodada e garantiu junto com a Colômbia e Uruguai.

Peru garantiu vaga após jogar na Repesagem ao vencer a Nova Zelândia.

Já Itália e Holanda estão fora da Copa, que foram jogos de despedida de Buffon e Rooben.

Islândia e Panamá garantiram a Copa pela Primeira Vez na História.

Na Fórmula 1, Lewis Hamilton garantiu o 4° título da competição.

Ouro da Mayra Aguiar no Judó.

Cristiano Ronaldo com o Melhor do Mundo.

Neymar foi comprado por RS820 Milhões, o mais caro da História

Despedida de Usain Bolt.

Prisão de José Maria Marin e afastamento de Marco Polo Del Nero.

Marcelo Melo campeão do Wimbledon.


Retrospectiva 2017: Donald Trump

Depois de tomar posse em 20 de Janeiro, o presidente Donald Trump fez uma guerra de palavras com ditador Norte-Coreano Kim Jong-Un(sucessor do falecido Kim Jong-Il) no Twitter.

Nos Estados Unidos e vários países do mundo, incluindo Brasil fez Manifestações contra o 45° Presidente dos Estados Unidos.

Trump substituiu Barack Obama, depois de ser eleito em 2016 ao derrotar Hillary Clinton na Apuração das Eleições Norte-Americanas.

Trump ironizou Aquecimento Global, criticou a China por supostas vendas de petróleo na Córeia do Norte,reconheceu Jerusalém como capital de Israel, etc.

Retrospectiva 2017: Natureza

Vamos com Natureza:


- Furacões Harvey, Irma, Maria, Ofélia

- Eclipse Solar Total nos Estados Unidos, Depois de 99 Anos

- Terremotos no México

- O Adeus a Sonda Cassini, depois de um longo período em órbita

Retrospectiva 2017: Política

O Grupo LucasRio faz fazer a Retrospectiva 2017, Começando com Política:


- Posse dos prefeitos de todo o Brasil

- Morte de Teori Zavascki

- Ex-primeira-dama Marisa Letícia teve morte cerebral

- Eleição no Amazonas

- Prisão de Sérgio Cabral

- 2 Denúncias de Michel Temer foram arquivadas

- Delação da JBS