terça-feira, 29 de novembro de 2022

LUCASRIO na Copa: Grupo B - Inglaterra e EUA vencem e garantem vaga nas oitavas de final

Pelo Grupo B, quem avançaram para as Oitavas de Final foram Inglaterra, que derrotou País de Gales e Estados Unidos, que levou a melhor e venceu o Irã.

PAÍS DE GALES 0 x 3 INGLATERRA - Ahmed bin Ali Stadium
Os gols que garantiram a classificação inglesa só foram marcados no segundo tempo.

Aos 5 minutos, o atacante Marcus Rashford cobrou falta com precisão. Goleiro galês Ward tentou chegar, mas não conseguiu e os ingleses abriram o placar.

Não demorou pra fazer o segundo gol inglês, Kane ficou com a bola na direita e cruzou rasteiro para o Foden. O atacante só empurrou para casinha e ampliou o placar para a seleção campeã de 1966.

Aos 23, Mark Phillips achou Rashford pela direita. O atacante fez um carnaval e chutou rasteiro para marcar o segundo gol dele na partida e o terceiro para os ingleses.

Com a vitória, a Inglaterra terminou em primeiro lugar com 7 pontos (2V e 1E) e vai enfrentar a segunda colocada do Grupo A Senegal nas Oitavas de Final.

IRÃ 0 x 1 EUA - Al Thumama
O único gol que garantiu a classificação dos americanos foi aos 38 minutos do primeiro tempo. McKennie lançou na intermediária na trave esquerda, Dest escorou de cabeça no meio e o atacante Pulisic completou no fundo das redes para fazer o único gol da partida.

Os iranianos tentaram de tudo para fazer o gol de empate, o que seria histórico, pois sonhavam pela classificação inédita para as Oitavas de Final, mas não conseguiram.

Os americanos ficaram em segundo lugar e vão encarar nas oitavas a Holanda, primeira colocada do Grupo A.

A CAMINHO DO HEXA: Relembre a conquista do Tetra em 1994

Sexta-feira (02/12), o Brasil encara a seleção de Camarões na última rodada do Grupo G da Fase de Grupos da Copa do Mundo da FIFA no Qatar. Mas enquanto não vem, vamos relembrar a conquista do Tetra nos Estados Unidos, em 1994.

17 de Julho de 1994, Final da Copa do Mundo da FIFA que aconteceu no Rose Bowl, na cidade de Pasadena, no subúrbio de Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos.

As seleções finalistas que avançaram na semifinal eram Brasil, que voltou em uma Final, o que não acontecia desde a conquista do Tri em 1970 e Itália, oito anos depois de eliminar o Brasil, disputar a Final e conquistar o título na Espanha em 1982.

Na época, as duas seleções tinham três títulos cada e ambas foram pra Final para saber quem vai ficar com o quarto título mundial.

No tempo normal não foi fácil, foram chances perdidas para as duas seleções comandadas por Parreira (BRA) e Arrigo Sacchi (ITA). Nos dois tempos de 45 minutos, a partida terminou empatada em 0 x 0 no tempo normal e acabou sendo decidida na prorrogação.

Na prorrogação, após os dois tempos de 15 minutos, a partida continuou empatada em 0 x 0, sem fazer nenhum gol e a decisão do Tetra acabou ficando pela primeira vez na história em seus 64 anos na época, nas cobranças de pênaltis.

A primeira cobrança da disputa por pênaltis foi do italiano Franco Baresi e ele desperdiçou, chutando a bola pra fora.

Márcio Santos (BRA) fez a cobrança e o goleiro Pagliuca defendeu.

A Itália saiu na frente com Albertini e o Brasil empatou com Romário.

Evani fez o segundo gol italiano e Branco colocou tudo igual novamente.

Massaro tinha chance de colocar Itália na frente de novo, mas Taffarel defendeu a cobrança.

O Brasil conseguiu virar nas cobranças com gol de Dunga.

Roberto Baggio, camisa 10 da seleção italiana, era a esperança para ficar tudo igual de novo e Taffarel querendo defender e o jogador chutou a bola, pra fora.

Brasil levou a melhor nas cobranças de pênaltis e se tornou a primeira seleção tetracampeã do mundo. Foi a segunda Final contra os Italianos depois da Copa do México em 1970.

Aqui no Brasil, a Copa de 1994 foi transmitida em três emissoras: Rede Globo, Bandeirantes (Band) e SBT.

Foi a última Copa do Mundo em um formato de 24 seleções, 4 pelos Grupos A-F.

A Itália conquistaria o quarto título mundial 12 anos depois, quando derrotou a França de Zidane nos pênaltis na Alemanha, em 2006.

LUCASRIO na Copa: Holanda e Senegal vencem e estão nas Oitavas de Final

Pela última rodada do Grupo A da Fase de Grupos, Holanda e Senegal levaram a melhor, venceram e estão classificados para as Oitavas de Final da Copa do Mundo da FIFA no Qatar.

HOLANDA 2 x 0 QATAR - Al Bayt Stadium
Aos 26 minutos do primeiro tempo, o atacante Gakpo, com assistência de Klaassen, recebeu na intermediária, deu dois tapas para dentro e bateu no cantinho, sem chances para o goleiro Barsham. Holanda 1 x 0

Aos 4 do segundo tempo, Depay bateu da pequena área para grande defesa de Barsham, e o meio-campo De Jong surgiu na área para ampliar no rebote.

A Holanda chegou a fazer o terceiro gol, mas houve toque de braço de Gakpo e o gol foi anulado.

EQUADOR 1 x 2 SENEGAL - Estádio Internacional Khalifa
No final do primeiro tempo, aos 44 minutos, os senegaleses abriram o placar com Sarr, de pênalti, que cobrou com tranquilidade e acertou o canto esquerdo do gol.

Aos 22 do segundo tempo, após escanteio de Plata, Torres desviou de cabeça na primeira trave e Caicedo, livre, empurrou para dentro das redes e deixar tudo igual, o que garantiria a classificação do Equador.

Mas durou apenas 2 minutos, porque aos 25, Gueye cobrou falta da intermediária direita, Valencia tentou afastar, mas acabou servindo Koulibaly, zagueiro, que completou nas redes e colocou os senegaleses na frente de novo.

A Holanda terminou o Grupo A em primeiro lugar com 7 pontos e vai encarar o segundo colocado do Grupo B. Já Senegal, ficou em segundo lugar com 6 pontos e terá que enfrentar o primeiro colocado do Grupo B.

O Qatar, já eliminado, se despede da Copa do Mundo com três derrotas em três jogos, sem pontuar, com apenas um gol marcado, que foi de Muntari, na derrota para Senegal na segunda rodada, 7 gols sofridos e com saldo negativo de -6.

O Qatar amargou sua pior campanha de um anfitrião na história das Copas, o que superou África do Sul em 2010, que teve saldo negativo de -3.

Só lembrando que a seleção da África do Sul terminou a Copa de 2010 em terceiro lugar do Grupo A com 4 pontos (1V, 1E, 1D).

LUCASRIO na Copa: É Tudo ou Nada na última rodada pelos Grupos A e B

Daqui a pouco, às 12h00 (horário de Brasília), começa a última rodada da Fase de Grupos da Copa do Mundo da FIFA no Qatar para saber quem vai avançar para as Oitavas de Final ou quem vai voltar para casa.

Começando pelo Grupo A. No Estádio Internacional Khalifa, que foi palco da final do Mundial de Clubes de 2019 quando o Liverpool derrotou o Flamengo na Final, tem Equador x Senegal. Os equatorianos precisam torcer pelo tropeço da Holanda para terminar em primeiro lugar e os senegaleses precisam vencer os equatorianos para se classificar.

E no Al Bayt Stadium, no mesmo horário, a Holanda encara o Qatar, anfitrião e não tem mais chances de classificação para as oitavas. Em caso de vitória, a Holanda terminará em primeiro lugar se Equador não vencer o Senegal.

Pelo Grupo B, às 16h00 (horário de Brasília), no Al Thumama, tem Irã x Estados Unidos e no Ahmed bin Ali, tem duelo de britânicos, País de Gales de Bale x Inglaterra de Kane & Cia.

Ambas as seleções lutam pela classificação para saber quem vai terminar em primeiro e segundo lugares.

Lembrando que França (D), Brasil (G) e Portugal (H) já estão classificados para as Oitavas de Final com uma rodada de antecedência.