sábado, 17 de dezembro de 2022

VALEU MARROCOS: A seleção africana que fez história na Copa do Qatar

Mesmo perdendo para a Croácia por 2 x 1 no Estádio Internacional Khalifa, na disputa pelo 3° Lugar da Copa do Mundo da FIFA no Qatar. A seleção de Marrocos vai ficar marcada pra sempre em seus 66 anos de independência.

Com o quarto lugar no Qatar, os marroquinos fizeram história, terminaram com a melhor posição e também, a melhor campanha de uma seleção africana da história das Copas.

Em 7 jogos, foram 3 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. O Marrocos surpreendeu muito, venceu a Bélgica pelo Grupo F da Fase de Grupos, o goleiro Bono defendeu duas cobranças espanholas na disputa de pênaltis contra a Espanha nas Oitavas de Final, eliminou Portugal de Cristiano Ronaldo nas Quartas de Final e de quebra, se tornou a primeira seleção africana a disputar uma semifinal de Copa do Mundo.

LUCASRIO na Copa: Croácia vence Marrocos e fica com a medalha de bronze no Qatar

No Estádio Internacional Khalifa, na disputa pelo 3° Lugar da Copa do Mundo da FIFA no Qatar, a Croácia, que eliminou o Brasil nas Quartas de Final, levou a melhor, venceu o Marrocos por 2 x 1 e terminou com a medalha de bronze.

Aos 7 minutos do primeiro tempo, Livaja levantou na área, Perisic ajeitou de cabeça e o zagueiro Gvardiol mergulhou bonito para acertar o canto direito do goleiro marroquino Bounou. 1 x 0 para a Croácia.

Não demorou para empatar, porque 2 minutos depois, Ziyech cobrou a falta do lado direito, a zaga cortou mal e o zagueiro Dari, dentro da pequena área, meteu a testa na bola para o fundo das redes, deixando tudo igual. 1 x 1

Aos 42, saída errada marroquina na entrada da área e a bola foi parar no lado esquerdo, com o meia Orsic, que meteu a chapa do pé direito na bola e acertou o ângulo do goleiro. Golaço da Croácia, colocando na frente mais uma vez.

Gvardiol se tornou o jogador mais jovem a marcar um gol pela Croácia na Copa do Mundo aos 20 anos.

O terceiro lugar da Croácia no Qatar repetiu a mesma posição de 24 anos atrás, quando disputou sua primeira Copa do Mundo, em 1998, na França. Os croatas ficaram com o bronze na Copa de 1998 quando venceram a Holanda por 2 x 1.

O Marrocos, mesmo com o quarto lugar, terminou com a melhor campanha de uma seleção africana da história em Copas do Mundo, superando Gana, Senegal e Camarões, que pararam nas Quartas de Final em 2010, 2002 e 1990.

TELEVISÃO: RBATV 34 Anos

PA: A RBATV de Belém, capital do estado do Pará completou nesta quinta-feira, 34 anos de existência. A emissora é afiliada da Rede Bandeirantes desde Junho de 1993.

A emissora foi fundada em 15 de Dezembro de 1988 pelo empresário Jair Bernardino (1945-1989), então proprietário da Concessionária Volkswagen Belauto, como afiliada a Rede Manchete. A RBA era emissora mais moderna do Norte-Nordeste brasileiro.

8 meses depois da fundação da RBA, em 4 de Agosto de 1989, houve uma tragédia aérea na Baia do Guajará, Jair Bernardino foi uma das vítimas fatais juntamente com o piloto, co-piloto e o irmão Nélson Luiz de Souza, que estavam no Learjet 35A. O avião que caiu só foi encontrado 2 dias depois por barqueiros.

A emissora foi vendida em 1990 pelos parentes de Jair para o político e na época governador eleito Jader Barbalho, hoje senador do estado do Pará.

Por causa da crise da Rede Manchete, em Junho de 1993, a emissora deixou de transmitir a programação da Manchete e passou a transmitir a programação da Band. Antes era transmitida parcialmente pela Cultura do Pará.

A RBA ampliou sua cobertura para algumas regiões do estado do Pará. A principal emissora do interior paraense é a RBATV Marabá, transmitida atualmente pelo canal digital 2.1.

Em 2012, a RBATV passou a transmitir os programas com tecnologia HD e foi no mesmo ano que estreou a edição local do Brasil Urgente, que foi apresentado pelo saudoso apresentador Ronaldo Porto (1952-2021).

Em 14 de Março de 2021, Ronaldo Porto, que havia voltado ao Barra Pesada, faleceu por complicações da Covid-19.

Em Maio, a RBATV acabou com os programas Cidade Contra o Crime, apresentado por Luís Eduardo Anaice e Metendo Bronca, apresentado por Joaquim Campos.

Anaice foi para o Barra Pesada, que em 31 de Maio, mudou de horário, saindo do início da tarde onde tudo começou, passando para as manhãs, começando às 07h00. O programa policial ganhou novo cenário.

No mesmo dia, estreou o Bora Cidade, que traz as notícias de Belém e de algumas regiões do Pará, apresentado por Agenor Santos e Carol Bambo.

Aqui em Santarém, a RBATV é transmitida pelo canal 12.1 e lembrando que a emissora não passa o Barra Pesada e o Jornal RBA não é exibido nas segundas na terceira maior cidade do Pará. A Band é transmitida pelo canal 12 de Santarém desde que a TV Santarém entrou no ar, em 1990.

A RBATV atualmente exibe os programas Camisa 13, Barra Pesada, Bora Cidade, Brasil Urgente Pará, Jornal RBA, Argumento, Rota Cidadã 190 e Bola na Torre.

LUCASRIO na Copa: Amanhã tem a Decisão do Tri, Argentina x França

Amanhã (18), no Estádio Nacional de Lusail, pela Grande Final da Copa do Mundo da FIFA no Qatar, vamos conhecer a nova tricampeã do mundo. Argentina x França. Quem vai ficar com o Tri?

A França, atual campeã do mundo, apesar dos desfalques, que não tem Kanté, Pogba e Benzema, está em sua segunda final consecutiva e a seleção comandada por Didier Deschamps quer tentar fazer um feito que não acontece há 60 anos. Conquistar o segundo título consecutivo.

Se a França vencer, Didier Deschamps pode conquistar seu terceiro título com a seleção francesa. Lembrando que o mesmo já foi campeão em seu país como jogador em 1998 e bicampeão na Rússia como técnico em 2018.

A última seleção que conquistou dois títulos seguidos foi o Brasil, quando conquistou o bicampeonato no Chile em 1962. O Brasil já havia conquistado o primeiro título em 1958, na Suécia, país-sede e adversária do Brasil na Final. A Itália também conquistou dois títulos seguidos, 1934 em casa e 1938 na França.

Olivier Giroud fez história ao se tornar o maior artilheiro da história da seleção francesa durante a Copa do Qatar. Ele marcou 53 gols com a camisa dos Les Bleus, superando Thierry Henry com 51 gols.

Já a seleção argentina, atual campeã da Copa América, comandada por Lionel Scaloni e que conta com o maior artilheiro da história da seleção argentina, o atacante e capitão Lionel Messi, quer tentar acabar com o jejum de 36 anos sem títulos.

A última vez que os argentinos levantaram a taça foi em 1986, no México (o mesmo que marcou o Tri do Brasil em 1970), quando conquistou o bicampeonato. A seleção contava com o ídolo Diego Maradona (1960-2020).

Messi está em sua quinta Copa do Mundo, que começou em 2006, na Alemanha e chegou perto do título em 2014, aqui no Brasil. Quem ficou com o título foi a Alemanha, que repetiu a Final da Copa da Itália de 1990 e a vitória alemã foi na prorrogação.

Ele pode superar o alemão Lothar Matthäus como jogador com mais jogos em Copas se entrar em campo amanhã.

A Argentina quer tentar encerrar um jejum de 20 anos sem título sul-americano na Copa do Mundo. A última seleção sul-americana a conquistar o título mundial foi o Brasil com a conquista do Penta, em 2002, com uma campanha perfeita na Copa da Coreia do Sul/Japão. Em sua terceira final seguida na época, o Penta de 2002, que contava com Cafu, Rivaldo e Ronaldo, veio com 100% de aproveitamento, 7 vitórias em 7 jogos.

Antes de irem para a Final, na Fase de Grupos, as duas seleções terminaram em 1° Lugar, com 2 vitórias e 1 derrota e essas únicas derrotas foram zebras históricas.

Pelo Grupo C, a Argentina estreou com derrota e de virada para a Arábia Saudita pelo placar de 2 x 1.

E no Grupo D, a França que já estava classificada, Deschamps colocou reservas e perdeu para Tunísia por 1 x 0.

Vale lembrar que Messi e Mbappé jogam no mesmo clube, o Paris Saint-Germain (PSG), da França.

Via Verde 0523017

Via Verde Transportes Coletivos (Manaus-AM) - 0523017
Marcopolo Torino S - 2022/23
Volkswagen 17.260OD
Desenho: Mailson Amâncio
Alterações e Pintura: Daniel Gomes / Lucas Welter

A Via Verde adquiriu mais Torino S para a nova frota da empresa. Mas em vez de Mercedes Benz OF-1724, adquiriu Volkswagen 17.260OD.