terça-feira, 29 de novembro de 2022

A CAMINHO DO HEXA: Relembre a conquista do Tetra em 1994

Sexta-feira (02/12), o Brasil encara a seleção de Camarões na última rodada do Grupo G da Fase de Grupos da Copa do Mundo da FIFA no Qatar. Mas enquanto não vem, vamos relembrar a conquista do Tetra nos Estados Unidos, em 1994.

17 de Julho de 1994, Final da Copa do Mundo da FIFA que aconteceu no Rose Bowl, na cidade de Pasadena, no subúrbio de Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos.

As seleções finalistas que avançaram na semifinal eram Brasil, que voltou em uma Final, o que não acontecia desde a conquista do Tri em 1970 e Itália, oito anos depois de eliminar o Brasil, disputar a Final e conquistar o título na Espanha em 1982.

Na época, as duas seleções tinham três títulos cada e ambas foram pra Final para saber quem vai ficar com o quarto título mundial.

No tempo normal não foi fácil, foram chances perdidas para as duas seleções comandadas por Parreira (BRA) e Arrigo Sacchi (ITA). Nos dois tempos de 45 minutos, a partida terminou empatada em 0 x 0 no tempo normal e acabou sendo decidida na prorrogação.

Na prorrogação, após os dois tempos de 15 minutos, a partida continuou empatada em 0 x 0, sem fazer nenhum gol e a decisão do Tetra acabou ficando pela primeira vez na história em seus 64 anos na época, nas cobranças de pênaltis.

A primeira cobrança da disputa por pênaltis foi do italiano Franco Baresi e ele desperdiçou, chutando a bola pra fora.

Márcio Santos (BRA) fez a cobrança e o goleiro Pagliuca defendeu.

A Itália saiu na frente com Albertini e o Brasil empatou com Romário.

Evani fez o segundo gol italiano e Branco colocou tudo igual novamente.

Massaro tinha chance de colocar Itália na frente de novo, mas Taffarel defendeu a cobrança.

O Brasil conseguiu virar nas cobranças com gol de Dunga.

Roberto Baggio, camisa 10 da seleção italiana, era a esperança para ficar tudo igual de novo e Taffarel querendo defender e o jogador chutou a bola, pra fora.

Brasil levou a melhor nas cobranças de pênaltis e se tornou a primeira seleção tetracampeã do mundo. Foi a segunda Final contra os Italianos depois da Copa do México em 1970.

Aqui no Brasil, a Copa de 1994 foi transmitida em três emissoras: Rede Globo, Bandeirantes (Band) e SBT.

Foi a última Copa do Mundo em um formato de 24 seleções, 4 pelos Grupos A-F.

A Itália conquistaria o quarto título mundial 12 anos depois, quando derrotou a França de Zidane nos pênaltis na Alemanha, em 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário