sexta-feira, 27 de outubro de 2023

TELEVISÃO: Após 48 anos, Globo encerrará contrato com a TV Gazeta de Alagoas, emissora do ex-presidente Fernando Collor

A TV Globo encerrará a parceria de 48 anos com a TV Gazeta de Alagoas, da capital Maceió, que pertence ao ex-presidente da república Fernando Collor.

A provável nova afiliada da Globo no estado pertencerá ao Grupo Nordeste de Comunicação, que já controla a TV Asa Branca de Caruaru, representante da Globo no Agreste de Pernambuco desde 1991, ano de fundação da emissora pernambucana.

Segundo informações do site F5, a TV do novo grupo passou a operar em fase de testes na segunda-feira (23) em um prédio no bairro Farol, na capital alagoana. Com o sucesso dos testes, a troca de afiliação deve ser oficializada no primeiro semestre do ano que vem.

A mudança ocorre depois que a TV Gazeta entrou em recuperação judicial com dívidas de R$ 284 milhões. A marca também enfrentou um pedido de cassação pelo Ministério Público Federal (MPF).

Além disso, Fernando Collor de Mello foi julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por receber e ocultar R$ 20 milhões em propina paga pela empresa UTC Engenharia na época em que era senador do estado de Alagoas.

Parte dos valores era desviada para as contas da TV Gazeta e do jornal Gazeta de Alagoas, todas integrantes da Organização Arnon de Mello, do conglomerado de Collor. O ex-prefeito de Maceió (1979-1982), governador de Alagoas (1987-1989) e presidente da república (1990-1992) foi condenado a oito anos e dez meses de prisão pela Corte. Ainda cabe recurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário