sexta-feira, 18 de setembro de 2020

70 Anos da TV Brasileira: Anos 70/80

FUNDAÇÕES
31/05/1970
TV Cultura
Florianópolis, SC

15/11/1971
TV Sergipe
Aracaju, SE

02/12/1972
TV Universitária
Natal, RN

03/12
TV Rádio Clube do Piauí
Teresina, PI

13/09/1974
TV Rondônia
Porto Velho, RO

16/10
TV Acre
Rio Branco, AC

25/01/1975
TV Amapá
Macapá, AP

29/01
TV Roraima
Boa Vista. RR

27/09/1975
TV Gazeta
Maceió, AL

14/05/1976, Entrava no ar a TVS Rio, Canal 11 do Rio de Janeiro, propriedade de Sílvio Santos.

01/05/1979
TV Catarinense
Florianópolis, SC

26/05/1979
TV Tapajós
Santarém, PA

01/10/1979
TV Campinas
Campinas, SP

19/08/1981
TVS, Canal 4
São Paulo, SP

05/06/1983
Rede Manchete
Rio de Janeiro, RJ e São Paulo, SP

EXTINÇÕES

TV EXCELSIOR

No início de 1970, a Excelsior estava completamente esgotada, sem patrocinadores, e com vários problemas internos que não se limitavam apenas às dívidas.

 Seu proprietário, Wallace Simonsen Neto, herdeiro de Mário Wallace Simonsen, não estava no Brasil e não administrava mais a emissora, mesmo sendo dono dela. Também os funcionários não aceitavam que a emissora fosse vendida mais uma vez para outro grupo.

 Para eliminar de vez a emissora, foi estipulado um prazo que iria expirar na data limite de 15 de dezembro de 1970 para obrigar a Excelsior a "acertar as contas" com o governo Médici, ou seja, pagar no mínimo metade de tudo o que devia. Porém, passado a data, a emissora não honrou nenhuma de suas dívidas junto ao governo.

 Sendo assim, no dia 30 de setembro de 1970, a TV Excelsior ia ao ar pela última vez. No fim de tarde, por volta das 18h40, Ferreira Neto invade o estúdio, que estava transmitindo o programa humorístico Adélia e Suas Trapalhadas, e anuncia aos telespectadores que o Governo Federal decretara o fim da Excelsior. Naquele momento, na central da emissora, estavam alguns técnicos dos órgãos fiscalizadores Dentel e Contel, que lacraram as antenas de transmissão, tirando, assim, a emissora do ar, já que as concessões dos dois canais da rede (São Paulo e Rio) tinham sido cassadas pelo presidente Médici em 28 de setembro daquele ano.

Em 16 de outubro de 1970, duas semanas após o fechamento da emissora, a Justiça decretou a falência da Televisão Excelsior S. A.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/TV_Excelsior

TV CONTINENTAL

Em 1971, a TV Continental, já totalmente endividada e com todos os seus imoveis hipotecados, passou a transmitir sua programação (baseados em filmes e séries antigas) direto de um velho caminhão de externas localizado em frente ao Grajaú Tênis Clube, na zona norte do Rio. Tentou se reerguer após ser arrendada à Ordem Religiosa dos Capuchinhos e passava a ter duas horas diárias de programação educativa[6] comandadas pelo professor Gilson Amado, realizadas pelo Instituto de Educação de Alfredina de Paiva e Sousa.

A TV Continental saiu do ar em 02 de Setembro de 1971.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/TV_Continental

REDE TUPI

No dia 16 de julho, a Tupi teve 7 de suas 10 concessões declaradas peremptas (termo jurídico que significa "não-renovável") pelo Governo Federal. A decisão foi publicada no Diário Oficial no dia seguinte; ainda no dia 17, os funcionários da Tupi do Rio iniciaram uma vigília que durou 18 horas, comandada pelo apresentador Jorge Perlingeiro, com o objetivo de impedir que o canal fosse fechado. Várias personalidades, como o cantor Agnaldo Timóteo e o humorista Costinha deram apoio aos funcionários.

Pouco antes do meio-dia de 18 de julho, três engenheiros do Departamento Nacional de Telecomunicações, acompanhados por um delegado da Polícia Federal e mais quatro agentes, subiram ao décimo andar do edifício-sede da TV Tupi de São Paulo, na avenida Professor Alfonso Bovero, nº 52, no bairro do Sumaré, para lacrar os transmissores, o que foi feito pontualmente às 12h36. Minutos antes, fora exibida uma missa do Papa João Paulo II realizada no início daquele mês no Aterro do Flamengo, simultaneamente à locução, feita pelo ator Cévio Cordeiro, de uma mensagem dirigida ao presidente Figueiredo pedindo para que a estação não fosse fechada. Durante o vídeo e a mensagem citados, os funcionários puseram na tela os dizeres "Até breve, telespectadores amigos". A última imagem transmitida pela Rede Tupi foi a de seu logotipo nas cores da bandeira nacional.

A cabeça de rede paulistana foi extinta exatamente 29 anos e dez meses depois de sua inauguração. Saíam também do ar a TV Tupi do Rio, a TV Itacolomi de Belo Horizonte, a TV Marajoara de Belém, a TV Piratini de Porto Alegre, a TV Ceará de Fortaleza, e a TV Rádio Clube de Recife. Permanece, entretanto, um acervo de duzentos mil rolos de filmes, 6.100 fitas de videotape e textos de telejornais que contam 30 anos de muitas histórias do Brasil e do mundo.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_Tupi

Nenhum comentário:

Postar um comentário